Portal Making Of

Twitter anuncia medidas contra fake news nas eleições

O Twitter anunciou nesta quarta-feira, 20, um novo pacote de medidas para combater a disseminação de notícias falsas durante as eleições de outubro.

A partir de hoje, a plaforma disponibiliza a aba Explorar, uma seção especial sobre eleições que de acordo com a empresa, será “frequentemente atualizada com os fatos mais recentes a respeito do assunto”.

Essa seção vai reunir os principais conteúdos de Curadoria, cujo trabalho tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas a informações de qualidade sobre determinado tema, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos de diferentes fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar, destaca a rede social.

“Quando houver um pico na conversa sobre eleições, mandaremos notificações com informações para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo. Também serão enviadas notificações em momentos importantes das eleições com explicações de como participar do processo”, diz o Twitter em nota.

A plataforma também terá abas especiais para dados sobre as eleições em dez estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As páginas também contarão com publicações de veículos de imprensa e conteúdos ao vivo.

Além disso, para estimular a participação das pessoas nas conversas sobre as eleições e facilitar que debates sobre assuntos específicos sejam encontrados, o Twitter contará com três emojis ativados pelo uso de hashtags determinadas.

  • Para toda a jornada até o voto: a partir de hoje (20), um emoji aparecerá toda vez que as pessoas usarem as hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição
  • Para os debates: começando em agosto, as hashtags #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil também ativarão um emoji especial nas conversas sobre os debates.
  • Na votação: as conversas para a hora de votar terão um emoji ativado pelo uso das hashtags #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais