Um em cada quatro desempregados procura trabalho há pelo menos dois anos

O desemprego de longa duração atinge 3,347 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE, divulgados hoje, 15. Isso significa que um em cada quatro desempregados no Brasil procura emprego há mais de dois anos.
Os números do segundo trimestre deste ano são recorde desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2012. Naquele ano, havia 1,516 milhão de pessoas nessa condição.
Em comparação com o segundo trimestre de 2018, o contingente de desempregados procurando trabalho há no mínimo dois anos tinha menos 196 mil pessoas, ou seja, era de 3,15 milhões.
Apesar disso, a taxa de desemprego foi de 12% em junho, abaixo dos 12,7% registrados no mesmo mês do ano passado. A pesquisa indica que o desemprego recuou em 10 Estados, na comparação com o primeiro trimestre.
As maiores taxas foram observadas na Bahia (17,3%), Amapá (16,9%) e Pernambuco (16%) e as menores em Santa Catarina (6%), Rondônia (6,7%) e Rio Grande do Sul (8,2%).
"A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas têm crescido nos mais longos", destacou por meio de nota a analista do IBGE Adriana Beringuy.