18.3 C
fpolis
18.3 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Um mês para a TV esquecer

Últimas notícias
Um mês para a TV esquecer
Reprodução/Globo/Montagem

O bem informado colunista do UOL, Ricardo Feltrin, registra um dado impactante: em audiência, junho foi o pior mês da história da Globo, tanto no maior mercado que é São Paulo como no Painel Nacional de Televisão, PNT. A queda no share nacional foi de 6% em relação a maio, registrando um total 30,9% no mercado. Ou seja, a soma dos demais canais é de quase 70%.

Entre as causas da queda estão a cobertura exaustiva das demais redes da fuga e morte de Lázaro Barbosa, a baixa repercussão da reprise de novelas, o avanço do streaming e a menor performance dos noticiosos, como Jornal Hoje e Jornal Nacional.

O JH tem sofrido bastante. As causas já foram abordadas aqui. Com o tempo maior de produção que recebeu desde o início da pandemia, o telejornal entrou em um círculo vicioso na cobertura da Covid-19 e outros temas recorrentes. Para preencher tempo, apresenta inúmeros boletins de várias cidades reportando sempre a mesma pauta – falta de vacina, a importância de vacinar, aquelas recomendações que todos estão sabendo há muito temo – mascara, álcool em gel, distanciamento. O jornal está sem “novidades”. Parece tudo repetição dia após dia.

 

As outras TVs

Entre as demais redes, o melhor desempenho foi da Record atingindo 14% de share em junho. Na base do crescimento estão programas como Balanço Geral, a novela Gênesis, Cidade Alerta e Jornal da Record. 

O SBT teve uma oscilação mínima ficando com share de 11,5%. E para finalizar, o desempenho notável do streaming, com 15,2%. Na numerologia é na pratica o vice-líder no Ibope, segundo levantamento do colunista Feltrin.

 

Chico Lins

A partir desta segunda-feira, 5, a equipe esportiva da CBN Dário volta a contar com o talento de Chico Lins. A emissora recupera parte do tempo que perdeu quando abriu mão do comentarista alguns meses atrás, reforçando o combalido Debate Diário e as jornadas esportivas. Junto com Rodrigo Faraco, Chico volta a compor uma dupla que não só entende o futebol como sabe dar opinião com competência e informação atualizada.

 

Melhorou

As jornadas esportivas da CBN Diário evoluíram nas últimas semanas, ficando mais encorpadas com a boa exploração dos recursos multiplataforma. Há pouco tempo estava mais agradável ouvir o pessoal da Veg Esportes, no streaming.

Para que o time da CBN fique completo falta ainda um narrador, que componha com o experiente Salles Jr e um repórter – cuja vaga está aberta desde a saída de Kadu Reis.

 

Mueller

Falando em saída, o repórter Paulo Mueller deixou a NSC de volta para a ND, onde vai atuar em projeto multiplataforma. Paulo registrou em redes sociais o agradecimento a emissora onde estava. Não faz muito, o posicionamento no mercado do jornalismo era diferente: a NSC (antes RBS) era o topo da carreira. Agora, para Paulo e para e outros que se demitiram nos últimos meses é um meio de passagem.

 

Negócios

Comercial e marketing da NSC TV continuam ampliando seus tentáculos sobre o produto local. Na edição de sexta-feira passada, 2, invadiu o Jornal do Almoço em uma reportagem de mais de três minutos falando sobre o portal de negócios do grupo. Na abertura, uma frase antológica, retirada dos anais mercadológicos do século passado: “a propaganda é a alma do negócio”.

Decididamente o pessoal do marketing perdeu o respeito ao produto, e o produto perdeu a voz da independência editorial.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }