
O bem informado colunista do UOL, Ricardo Feltrin, registra um dado impactante: em audiência, junho foi o pior mês da história da Globo, tanto no maior mercado que é São Paulo como no Painel Nacional de Televisão, PNT. A queda no share nacional foi de 6% em relação a maio, registrando um total 30,9% no mercado. Ou seja, a soma dos demais canais é de quase 70%.
Entre as causas da queda estão a cobertura exaustiva das demais redes da fuga e morte de Lázaro Barbosa, a baixa repercussão da reprise de novelas, o avanço do streaming e a menor performance dos noticiosos, como Jornal Hoje e Jornal Nacional.
O JH tem sofrido bastante. As causas já foram abordadas aqui. Com o tempo maior de produção que recebeu desde o início da pandemia, o telejornal entrou em um círculo vicioso na cobertura da Covid-19 e outros temas recorrentes. Para preencher tempo, apresenta inúmeros boletins de várias cidades reportando sempre a mesma pauta – falta de vacina, a importância de vacinar, aquelas recomendações que todos estão sabendo há muito temo – mascara, álcool em gel, distanciamento. O jornal está sem “novidades”. Parece tudo repetição dia após dia.
As outras TVs
Entre as demais redes, o melhor desempenho foi da Record atingindo 14% de share em junho. Na base do crescimento estão programas como Balanço Geral, a novela Gênesis, Cidade Alerta e Jornal da Record.
O SBT teve uma oscilação mínima ficando com share de 11,5%. E para finalizar, o desempenho notável do streaming, com 15,2%. Na numerologia é na pratica o vice-líder no Ibope, segundo levantamento do colunista Feltrin.
Chico Lins
A partir desta segunda-feira, 5, a equipe esportiva da CBN Dário volta a contar com o talento de Chico Lins. A emissora recupera parte do tempo que perdeu quando abriu mão do comentarista alguns meses atrás, reforçando o combalido Debate Diário e as jornadas esportivas. Junto com Rodrigo Faraco, Chico volta a compor uma dupla que não só entende o futebol como sabe dar opinião com competência e informação atualizada.
Melhorou
As jornadas esportivas da CBN Diário evoluíram nas últimas semanas, ficando mais encorpadas com a boa exploração dos recursos multiplataforma. Há pouco tempo estava mais agradável ouvir o pessoal da Veg Esportes, no streaming.
Para que o time da CBN fique completo falta ainda um narrador, que componha com o experiente Salles Jr e um repórter – cuja vaga está aberta desde a saída de Kadu Reis.
Mueller
Falando em saída, o repórter Paulo Mueller deixou a NSC de volta para a ND, onde vai atuar em projeto multiplataforma. Paulo registrou em redes sociais o agradecimento a emissora onde estava. Não faz muito, o posicionamento no mercado do jornalismo era diferente: a NSC (antes RBS) era o topo da carreira. Agora, para Paulo e para e outros que se demitiram nos últimos meses é um meio de passagem.
Negócios
Comercial e marketing da NSC TV continuam ampliando seus tentáculos sobre o produto local. Na edição de sexta-feira passada, 2, invadiu o Jornal do Almoço em uma reportagem de mais de três minutos falando sobre o portal de negócios do grupo. Na abertura, uma frase antológica, retirada dos anais mercadológicos do século passado: “a propaganda é a alma do negócio”.
Decididamente o pessoal do marketing perdeu o respeito ao produto, e o produto perdeu a voz da independência editorial.