Portal Making Of

Um país com fome

Foto: Pessoas em situação de rua na Beira Mar de Florianópolis / Crédito: Janine Alves

Segundo levantamento do Instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional 58,7% da população brasileira vive em insegurança alimentar . São pessoas acordam todos os dias sem saber o que vão comer. Situação semelhante à dos anos noventa. Deste universo, cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no país. O mesmo estudo aponta que 14 milhões de brasileiros entraram no mapa da fome em apenas um ano.

A inflação tira o poder aquisitivo, a desigualdade social aumentou, a concentração de renda também, mas nada mais perverso do que manter mais de 33 milhões de pessoas sem comida. Esse número é bem maior do que a população da Venezuela, por exemplo. Se durante a última eleição o temor era transformar o Brasil numa Venezuela, para muitos brasileiros a realidade já é bem pior do que a do país vizinho. A falta de controle sobre a economia está relacionada às prioridades do atual Governo que continua privilegiando grupos de interesse em detrimento dos benefícios à população.

O orçamento do Governo Federal para garantir o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no Brasil é de R$ 89 mil. Valor que, dividido pela população que passa fome, indica que o Governo de Jair Bolsonaro pretende investir cerca de R$ 0,002 por ano por pessoa faminta. Portanto, não é de estranhar o aumento de pessoas dormindo nas ruas ou pedindo dinheiro nos semáforos. A fome bateu forte nas casas de milhões de brasileiros e a única alternativa é a solidariedade entre as pessoas, porque se depender de políticas públicas só as eleitoreiras devem ser aprovadas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: