Os 100% de aproveitamento de Enderson Moreira no comando do Avaí, com três vitórias seguidas, nos fazem lembrar da arrancada de Gilmar Dal Pozzo quando assumiu o comando de uma equipe ainda na zona de rebaixamento, após a queda de Barroca. Naquela oportunidade, o ex-técnico conseguiu cinco vitórias seguidas, acumulando 15 pontos e levando a equipe à liderança. Depois caiu, com uma sequência incrível de onze partidas sem vencer.
Rumo à gloria
Dá para dizer que o torcedor azurra, que compareceu em bom número ao Estádio da Ressacada, vê “Uma Luz no Fim do Túnel”. A expressão usada por todos aqueles que se referem à esperança, um novo momento e a indicação de alcançar objetivo enfrentando incertezas de uma escuridão, remete a essa essa luz que aparece, abre sorriso e alimenta o desejo de todos para chegar à gloria.
Comandante Todd
Escrevi há alguns dias que seria “A Última Carroça” para o Avaí com a chegada de Enderson Moreira. Enderson encarna o espírito do comandante Todd, personagem do Bang-Bang, dirigido por Delmer Daves, que salva um punhado de colonos sobreviventes a um ataque Apache no filme de 1956. Guardadas as proporções, Enderson é olhado de forma diferente. Com três títulos na Série B, esse mineiro de Belo Horizonte, 52 anos, vai entrar para a história se salvar o ano azurra.
Love is in the air
A vitória sobre a fraca equipe do Paysandu na quinta-feira (22), equipe que vai brigar pela permanência, confirma a fase de ascensão do Leão com o novo comando. Não dá para para discutir sobre resultados, foram três vitórias magras, mas importantíssimas diante do objetivo de acesso. O Avaí saiu da segunda página da classificação para encostar no G-4. Fez um jogo burocrático contra o Papão e venceu com gol de Vagner Love, quebrando jejum de seis jogos sem marcar.
Desafios
O futebol atual do Avaí não é muito diferente do que vinha mostrando com Dal Pozzo. A formação é praticamente a mesma, o futebol ainda tem carências na construção. Mas a defesa melhorou bastante. O que diferencia uma fase da outra são os resultados, que começaram a aparecer. E nada melhor do que vencer, abrir boas perspectivas, alimentar o sonho do acesso e nova vida ao elenco. Engata uma boa sequência e faz o Avaí grudar novamente no G-4. Que venham Coritiba e CRB, os próximos jogos fora de casa.
UFC
Repercutiu em todo o país a agressão dos atletas do Avaí ainda no aquecimento. O volante Zé Ricardo empurrou o meia Giovanni, que revidou com uma tentativa de chute. Veio a turma do deixa disso e apartou. Mas muito ruim para a imagem do Avaí, uma vez que a cena foi para todo o Brasil. Normal jogadores da mesma equipe discutirem. Mas foi algo muito mais do que isso que precisa ser revolvido internamente. Enderson disse que o assunto está superado.
Lembranças
O torcedor azurra é iluminado, mas tá devendo. A equipe em busca do acesso e 7.783 torcedores marcaram presença, muito desse montante pertencente ao Paysandu, que tem grande torcida na região por conta da migração do Norte para o Sul. É preciso mais gente na Ressacada. Mas quem foi, pode procurar os registros que estão presentes no trabalho da fotógrafa Jana Mafalda, da Mafalda Press. É só conferir: https://banlek.com/album/8efcc
À Espera de um Milagre
O título do filme norte-americano de 1999, dirigido por Frank Darabont, baseado no homônimo de Stephen King, lançado em 1966, estrelado por Tom Hanks, dá uma noção exata do que é a situação do Figueirense na última rodada de classificação da Série C do Brasileiro. Precisa vencer o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira (RJ) e torcer por resultados combinados. Uma dura missão para o grupo de João Burse.
Impossível?
O grupo de atletas e comissão técnica já está no ambiente da partida e com boas novidades, pois retornam os titulares que estiveram ausentes no tropeço diante do São José, domingo passado. Guilherme Pato, artilheiro da equipe, é a grande esperança de gols para o alvinegro seguir adiante. Também retornam à zaga Thomás Kayke e o capitão Genilson, fora por cartão. Envolto em muito mistério, o Figueira vai tentar o que todos acham impossível. Voltar classificado.
Rio do Sul
A cidade vai parar domingo, 15 horas, para a final da segundona catarinense entre Santa Catarina x Caravaggio, no Estádio Alfredo João Krieck, no Alto Vale. Uma disputa dura, equilibrada e que tem um leve favoritismo da equipe da casa. O Santa Catarina, dirigido por Sandro Sargentim e com Gledson como capitão, tem tudo para levantar o caneco. Mas não será uma tarefa fácil. Terá que jogar bola e manter a invencibilidade na competição.
Convocação
Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo diante do Equador e Paraguai. Muitas novidades e bons nomes aparecendo como os jovens Luiz Henrique, do Botafogo e Estevão, do Palmeiras. A volta de Pedro foi fundamental, afinal, fez muita falta na Copa América. Da convocação que fracassou nos EUA recentemente, apenas Raphinha entre os titulares, não foi convocado. Os demais da reserva foram bem alterados. E não era para menos, não corresponderam e não mereciam ser chamados. Que o Brasil estará na Copa do Mundo, ninguém duvida.