Na terça-feira, 14, os prefeitos catarinenses Leonel Pavan (Camboriú), Tiago Maciel Baltt (Balneário Piçarras), Libardoni Fronza (Navegantes) e Joel Orlando Lucinda (Porto Belo) foram recebidos pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para conhecer o novo Bonde Urbano Digital (BUD).
Também participaram da visita o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst; o secretário de Urbanismo de Itajaí, Jace Juay, e os executivos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Jaylon Jander Cordeiro e Daniel Cecilio Neves.

O modelo, que está em fase final de montagem, será testado na região metropolitana de Curitiba muito provavelmente a partir de novembro. A linha do BUD terá 13 km, entre os terminais de Pinhais e Piraquara, em um trajeto utilizado por cerca de 10 mil pessoas por dia.
O Bonde Urbano Digital, que tem 30 metros de comprimento, opera com pneus sobre as vias, com movimentação em sistema de trilhos virtuais, através de marcações digitais e sensores de precisão para indicação do caminho. O veículo está em fase final de montagem e deve entrar em operação em novembro.
Ele tem 3 eixos e capacidade para levar 280 passageiros e é equipado com ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar até 70 km/h.
Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O sistema utiliza tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, e combina inovação, sofisticação, sustentabilidade e baixo custo operacional.
Diferentemente dos VLTs, movidos sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático, garantindo segurança e precisão mesmo sob chuva, vibrações ou desgaste da pista.
Veja a reportagem do SBT Brasil no Paraná:









