10.5 C
fpolis
10.5 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

UNESCO RECEBE FLORIPA

Divulgação
Últimas notícias

A Rede de Cidades Criativas da Unesco está reunida em Santos, no litoral paulista. O encontro foi aberto na última segunda-feira e prossegue até sexta-feira, 22 de julho, no Centro de Convenções Blue Med, na Praia da Ponta, reunindo mais de 300 cidades de 90 países. No evento estão as cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO como centros criativos em várias áreas. Uma grande feira de demonstração do potencial de cada cidade leva o público a uma verdadeira imersão e descoberta sobre o que as nossas cidades oferecem na gastronomia, moda, cinema e tecnologia, entre outros setores de destaque da economia criativa.

Florianópolis está presente com sua gastronomia, num espaço especial montado para divulgar as riquezas não só da culinária, mas também da cultura tradicional da cidade. A participação de Florianópolis tem destaque especial por ter a chancela de Cidade Unesco da Gastronomia, o que desperta o interesse sobre como a capital catarinense vem trabalhando a questão e elevando o patamar da gastronomia regional.

“O evento reúne todas as cidades criativas do mundo. Além da troca de melhores práticas, Florianópolis pode expor alguns dos motivos que levaram a cidade a obter a chancela de Cidade da Gastronomia. As ostras, o turismo, a tecnologia e a cultura mostram nesse evento internacional um pouco da nossa cidade”, afirma o Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vini De Lucca.

“Essa é uma grande oportunidade para aprofundar os intercâmbios e a procura de soluções compartilhadas, principalmente nesse momento em que as regiões buscam alternativas de desenvolvimento e geração de riqueza e trabalho. Além disso, Floripa está tendo visibilidade internacional, mostrando nossa cultura e as oportunidades de turismo, assim como o potencial de desenvolvimento e bem-estar”, destaca Anita Pires, da FLoripAmanhã e ponto focal em Florianópolis da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.

Na área da gastronomia, uma das atrações do evento são chefs reconhecidos ministrando cursos no Centro Histórico de Santos. Nesta quinta (21/07), será a vez do Chef Narbal Correa, de Florianópolis. Ele vai ensinar como aproveitar totalmente o camarão na cozinha.

Representantes de cidades brasileiras no encontro da UNESCO
De Floripa: VINI DE LUCCA – Superintendente de Turismo – ANITA PIRES e
MÁRCIA R.TESCHNER, da FloripAmanhã

Entre os representantes de Florianópolis no encontro, está o manezinho Leonardo Cabral Costa, de Santo Antônio de Lisboa. Ele é produtor de sementes de ostras e trabalha com a melhoria da qualidade e a ampliação da cadeia de cultivo, numa parceria com o SEBRAE e a UFSC. No estande de Floripa no evento, Leonardo está promovendo a degustação das outras produzidas aqui do nosso litoral.

LEONARDO CABRAL COSTA

 

TURMA PODEROSA NUM ENCONTRO MARCADO

DIVULGAÇÃO

E não é qualquer encontro. É daqueles que você mata saudade de muita gente de uma vez só e canções que fazem a história da música brasileira.

Será amanhã (21 de julho) o encontro histórico com Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis. Um show histórico no palco do CIC para comemorar 40 anos de sucesso dessas bandas consagradas.

“Imagina você ter amigos há mais de 40 anos e, depois de tanto tempo, ter a oportunidade de se reunir para tocar e viajar. É isso que está acontecendo agora!”, comemora Luis Carlos Sá, que junto com o diretor da Nó de Rosa, Gegê Lara, conduziu a concretização desse antigo sonho. “A ideia é irresistível porque, além de músicos competentes, são também responsáveis por um repertório que acompanha gerações”, explica Gegê.

O show Encontro Marcado é somente amanhã ( 21 de julho) e começa às 21 horas, no Teatro do Centro Integrado de Cultura.

Veja aqui o convite de Flávio Venturini para o show:

 

ABERTURA DA ESCOLA OLODUM SUL

A região da Grande Florianópolis ganha mais um espaço onde direitos e cidadania podem transformar vidas e garantir dignidade às futuras gerações.

Depois de empecilhos burocráticos, falta de recursos e obras atrasadas, a região do Continente vai ter inaugurada a unidade da Escola Olodum Sul, no próximo sábado, 23 de julho. O antigo terminal de ônibus do Jardim Atlântico, agora repaginado, vai abrigar escola primária e secundária, cursos técnicos, várias oficinas, música, dança e espaços de negócios. A inauguração será a partir das 11 horas da manhã, com apresentações artísticas e culturais. A escola é uma realização do Instituto Liberdade, sob o comando do presidente da entidade, Marcos Caneta.

ESCOLA OLODUM SUL foto/RONY COSTA

 

AS MARCAS DE SAMUEL CASAL

Artista xilogravador SAMUEL CASAL foto/DIVULGAÇÃO

O artista plástico catarinense Samuel Casal, traz ao público uma nova exposição com obras inéditas e sua técnica inconfundível de juntar madeira, tinta e papel em xilogravuras abstratas e marcantes. A exposição intitulada Impressões Únicas de Matrizes Aleatórias, que tem curadoria de Edson Busch Machado, será inaugurada no próximo sábado, dia 23 de julho, às 15h, na Villa Francioni, em São Joaquim. A galeria da Villa já se tornou espaço certo para artistas de diferentes estilos.

“Nas matrizes de madeira, utilizo MDF e Compensado Naval, criando recortes com movimentos e texturas originais, buscando a documentação e narrativa gráfica da desconstrução e reconstrução entre o artista e sua arte. Depois, imprimo com diversos matizes de cor sobre papel 100% algodão”, explica Casal sobre seu processo de criação.

A exposição que abre no próximo sábado fica na Villa Francioni até o dia 07 de setembro.

Obras de SAMUEL CASAL

 

O FUTURO BRASILEIRO

Às vésperas das comemorações da promulgação da Constituição de 1988, a obra “34 Anos da Constituição Federal: um debate entre o Passado e o Presente pela defesa do Futuro brasileiro”, a terceira do coautor catarinense Thiago de Miranda Coutinho, versa sobre as constantes transformações e tensões do constitucionalismo contemporâneo, por meio de reflexivos debates em defesa do futuro da democracia brasileira.

Miranda Coutinho é jornalista, pós-graduado em Inteligência Criminal, Agente de Polícia Civil em SC, graduando em Direito pela Univali e autor de diversos artigos jurídicos reconhecidos nacionalmente. O livro foi lançado pela Editora Inovar e chega num momento único sobre a necessidade de todos pensarem o Brasil.

THIAGO DE MIRANDA COUTINHO

 

NANY É POP

A atriz e comediante Nany People está de volta a Florianópolis, trazendo para o palco o musical “Nany é POP”, com com toda aquela criativa mistura dos espetáculos da artista: comédia, teatro, música e a participação do público. Em única apresentação, o espetáculo será no próximo domingo (24 de julho), às 20 horas, no Teatro Pedro Ivo. E a própria Nany deixou aqui na coluna um convite animado para o público catarinense.

 

BIENAL DO GRAFFITI

DIVULGAÇÃO

As férias de julho marcam a realização da 5ª Bienal Internacional do Graffiti, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A exposição transformou a Galeria Marta Traba numa grande vitrine para a diversidade de técnicas e estilos da arte urbana. Para comemorar os 10 anos de existência da Bienal do Graffiti, foram convidados cerca de 60 artistas de todo o mundo para mostrar a relevância da street art e do graffiti. Além das próprias obras na exposição, a Bienal oferece também atividades gratuitas como oficinas, mostra de filmes educativos, mesas de debate e performances. Mas atenção, a Bienal termina já no próximo dia 07 de agosto, e com entrada gratuita, o movimento do público é diário e intenso. A visitação acontece de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

E para fechar, quero lembrar de um evento cultural que a coluna já falou aqui nos últimos dias e que vale muito a pena: “Uma Noite na Broadway”, com os grandes momentos dos musicais mais famosos de Nova Iorque. O espetáculo será no Franz Cabaret, no Centro, sexta e sábado (22 e 23 de julho), às 21 horas.Imperdível!

___________________________________________

Que tenhamos dias mais divertidos e até a próxima.
@anselmoprada no Instagram

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Padre exige que fiéis cobrem os vereadores por descaso do prefeito com a igreja católica

No último final de semana o padre Alessandro da Igreja Católica de Nossa Senhora dos Navegantes, da cidade de...