Portal Making Of

Veja usa IA para criar “insatisfação” do mercado com prisão de Jair Bolsonaro

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Na última segunda-feira, 24, a Veja Negócios usou um texto gerado por inteligência artificial (IA) para sugerir que o mercado está “insatisfeito” com a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A nota, publicada com o título “Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado”, foi assinada jornalista Veruska Costa Donato e falava sobre o risco econômico da detenção do ex-presidente.

Foto: Reprodução

No entanto, uma frase no fim do texto chamou a atenção dos leitores e expôs o uso de IA na publicação: “Se quiser, produzo também uma nota Radar, um complemento econômico ou uma versão mais dura com tom de bastidores”.

Foto: Reprodução

A sugestão é comum em plataformas como ChatGPT.

Após a repercussão negativa, a Veja alterou o paragrafo final da matéria.

 

Veja se posiciona sobre o ocorrido

A Veja publicou ontem, 25, em sua rede social X, que publicou em seu site, por engano, uma versão inicial do texto de Veruska produzido com auxílio de ferramentas de IA.

O Portal também comunicou que as falhas foram corrigidas e uma nova versão do texto já está no ar. Além disso, pediu desculpas pelo erro.

 

 

*Texto com informações do Portal Diário do Centro do Mundo

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Avaí e a SAF: oportunidade ou risco?

O Avaí dá passo importantes para o seu futuro, com a criação da SAF 100% do clube, aprovada por 103 a 82 em reunião extraordinária

Leia mais

Avaí e a SAF: oportunidade ou risco?

O Avaí dá passo importantes para o seu futuro, com a criação da SAF 100% do clube, aprovada por 103 a 82 em reunião extraordinária