A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC) anunciou um aumento nas vendas de veículos no estado. Nos primeiros cinco meses de 2024, foram licenciadas 84.523 unidades, em comparação com 70.396 no mesmo período de 2023, representando um crescimento de 20,07%. Em maio de 2024, foram emplacadas 17.611 unidades, um aumento de 11,62% em relação a maio de 2023. No entanto, houve uma queda de 4,42% nas vendas de maio em comparação a abril de 2024, quando foram vendidas 18.425 unidades.

Em comparação, as vendas de veículos em todo o Brasil cresceram 15,3% no acumulado dos primeiros cinco meses de 2024, evidenciando que o desempenho de Santa Catarina está acima da média nacional. O estado se destaca como um dos principais mercados para o setor automotivo no país.
Os modelos de automóveis mais emplacados em SC, em 2024, foram o Renault/Kwid Fiat/Mobi, VW/G como veículos de entrada, o VW/Polo, GM/Onix, o Hyndai/HB20 e o Fiat/Argo como hatch pequenos e o GM/Cruze HB. Já as marcas lideres nas vendas foram: Volkswagen (VW) com 6.586 unidades vendidas, General Motors (GM) com 5.021 unidades, Fiat com 4.286, Hyndai com 3.299, Jeep com 2.767 (ver tabela).
- A frota circulante em Santa Catarina atualmente soma 6.056.817 veículos, com a maioria sendo automóveis, totalizando 3.284.609 unidades.
A eletrificação ganha força. As vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil acompanharam o mercado durante maio de 2024, mas apresentaram queda de 10,5% em relação a abril. Foram 13.612 vendas no mês passado, contra 15.206 do período anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No acumulado do ano, já são 64.908 veículos eletrificados vendidos, com maior participação dos elétricos (26.014) e seguidos pelos híbridos plug-in (18.249), híbridos flex (9.251), híbridos plenos a gasolina (6.155) e micro-híbridos (5.239).

As vendas de carros elétricos em Santa Catarina estão acompanhando a tendência nacional de crescimento. No acumulado de 2024, o estado registrou um aumento na comercialização desses veículos, impulsionado por modelos acessíveis e maior conscientização ambiental. O modelo BYD Dolphin Mini continua liderando as vendas, graças à sua combinação de preço competitivo e autonomia, atraindo consumidores preocupados com o meio ambiente. Surpreendentemente, o Volvo EX30, lançado recentemente como o elétrico de marca premium mais acessível do Brasil a partir de R$ 229.950.
Comparado a maio de 2023, as vendas de carros elétricos no estado cresceram expressivos 111,5%, refletindo a mudança de mentalidade dos consumidores em busca de alternativas mais limpas e eficientes. Santa Catarina tem investido na expansão da infraestrutura de recarga para atender à crescente demanda, instalando mais estações em rodovias, centros urbanos e estacionamentos. Com incentivos fiscais e programas educacionais fortalecendo a conscientização ambiental, os catarinenses estão adotando os carros elétricos como uma escolha sustentável para o futuro do planeta.
O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, com dados defasados em um mês, registrou um aumento de 5,10% em abril de 2024 em relação a março de 2024, mas teve uma queda de 18,50% na comparação anual. No acumulado de 2024, o setor enfrentou uma diminuição de 33,47% em relação ao mesmo período de 2023.
Alfredo Breitkopf, Diretor Regional da Fenabrave-SC, destacou o esforço contínuo das 558 concessionárias e a confiança dos consumidores como fatores principais para o crescimento, apesar da queda mensal. “Continuaremos a trabalhar incansavelmente para manter a trajetória de crescimento e fortalecer ainda mais o setor automotivo em nosso estado,” afirmou.
Piter Santana, Diretor Executivo da Fenabrave, ressaltou a eficácia das estratégias das concessionárias e a necessidade de ajustes diante das tendências do mercado para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do setor. Ele comentou: “O aumento de 20,07% nas vendas acumuladas de veículos em Santa Catarina é um testemunho do dinamismo do nosso mercado e da eficácia das estratégias implementadas pelas concessionárias. Este crescimento é um indicador positivo, especialmente em um contexto em que o segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas enfrentou desafios significativos, com uma queda de 33,47% no acumulado do ano. Esses números nos motivam a continuar aprimorando nossas práticas e a buscar inovações que atendam às necessidades dos consumidores.
Maior evento automotivo de SC. No início da próxima semana, Florianópolis sediará o 15º Congresso da Fenabrave-SC, o maior evento do setor de distribuição de veículos em Santa Catarina, nos dias 17 e 18 de junho no Centrosul. Com o tema “Em Busca da Alta Performance”, o congresso reunirá cerca de 500 concessionárias, oferecendo 14 palestras, workshops temáticos, uma feira de negócios, homenagem ao ex-diretor André Andreazza e a posse do novo diretor Piter Santana. Haverá também a “Reunião de Lançamento dos Comitês Temáticos” no dia 17 de junho e um workshop para contadores e profissionais de RH no dia 18 de junho. Mais informações no site oficial: www.congressofenabravesc.com.br