Na segunda-feira, 10, o vereador do Partido Novo de São José, Cryslan Jorjan de Moraes, apresentou uma proposta de lei que quer proibir que atletas trans participem de competições femininas na cidade de São José, na Grande Florianópolis.
Ele recebeu o apoio dos vereadores Adair Tessari (Republicanos), Jair Costa (PSD), Romeo José Vieira (PSD), Marcus Andrade (PL), Rodrigo Andrade (PL), Clonny Capistrano Maia (PL), Alexandre Cidade (PL) e Alexandre Rosa (PSD).
No texto da proposta, o vereador define que o sexo biológico seja utilizado como critério único para definição do gênero em competições de rendimento no município.
O principal objetivo, segundo Cryslan, é preservar a integridade das disputas evitando que as diferenças fisiológicas inerentes a cada sexo comprometam as competições, pois para o vereador, os atletas trans levariam vantagem sobre as outras competidoras, principalmente em disputas que exijam de mais força física.
No último fim de semana a cidade de São José sediou a Copa Brasil de Voleibol Feminino e o time Osasco Voleibol Clube, do interior de São Paulo, foi o campeão com a participação da atleta trans Tifanny Abreu, que em 2018 fez uma cirurgia de feminização facial e uma cirurgia de adequação sexual.
Se esta lei já estivesse em vigor na cidade, a atleta não poderia participar dos jogos da competição sediada em São José.