17 C
fpolis
16.8 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Vida e fotografia na essência, com Cesar Dutra

Últimas notícias
Vida e fotografia na essência, com Cesar Dutra
Foto: Cesar Dutra
No primeiro mês do ano, vou  contar histórias de pessoas  especiais que em diferentes áreas de atuação revelam versatilidade, propósito e muita paixão pelo que fazem. Serão  quatro colunas destacando o trabalho e trazendo o perfil de cada entrevistado, que dentro de seus universos distintos acabam  tendo muito em comum, porque são resultado  de suas criações e do modo de pensar, refletir, ver, rever e registrar a vida.
 
E a primeira história é a do fotógrafo Cesar Dutra, sua trajetória e seus projetos marcantes em 12 anos de profissão, agora morando em Floripa e começando um novo ciclo de vida.
 
Fotógrafo Cesar Dutra (@cesardutra)
 
Foi num café na Lagoa da Conceição que nos encontramos, num final de tarde, verão chegando, eu  curioso para saber sobre sua vida e seu trabalho e ele de peito aberto para estabelecer uma conversa elegante e ao mesmo tempo  divertida e esclarecedora  sobre suas muitas fases na fotografia. Interessado o bastante para contar sua  trajetória, aos poucos fui conseguindo desvendar  traços da personalidade e do seu encantamento inesgotável pelo processo criativo da fotografia.
 
No desenrolar da conversa  revelava também, de forma sutil,  algumas angústias, alegrias, realizações e frustrações, tudo aquilo que faz parte da essência do viver.  Mas um fato determinante para o momento  que está vivendo  foi  trocar São Paulo por Florianópolis, lugar que sempre esteve nas suas expectativas para dar um tempo e abrir espaço na mente e criar novos projetos, algo impulsionado de forma decisiva pela pandemia.
 
Cesar Dutra é gaúcho de Porto Alegre, mas sempre ficou entre idas e vindas por várias cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde foi  construindo  sua carreira como fotógrafo de moda, publicidade, conceito e arte. Autodidata, formou sua técnica de fotógrafo em aprendizados bastante variados, todos complementares, na busca de sua identidade humana e profissional. 
 
Entre os aprendizados, um inicial foi a partir do sonho que teve com um homem de meia  idade usando meia arrastão. A partir do sonho, foi para São Paulo e bateu de porta em porta procurando uma oportunidade na moda para fotografar  o tal homem de meia arrastão. Na época, nem a moda e nem os modelos estavam preparados para a ousadia. Mas Cesar  não desistiu e uma hora aconteceu, as fotos foram feitas  e veio a oportunidade de mostrar seu talento e criatividade para o mundo. Foi o estilista Stefano Gabbana, da grife Dolce & Gabbana, que deu destaque ao trabalho de  Cesar Dutra para o universo da moda e as fotos do modelo usando meia arrastão ganharam versões, visibilidade e a carreira  de fotógrafo  deslanchou internacionalmente.
 
Foto: Cesar Dutra
 
Mas como tudo tem seu tempo,  Cesar Dutra  aos poucos se descolou do mundo da moda após o sucesso na área, com inúmeros trabalhos em editoriais e capas de revistas. Veio uma fase mais reflexiva de vida  e o  fotógrafo guardou a  câmera para pensar, cansado de  fazer fotos  publicitárias de  artigos da moda underwear. E nessa busca de si mesmo,  Cesar  foi ler a Bíblia e num versículo que fala sobre o “Verdadeiro Jejum”, acabou indo morar com o pessoal de uma ONG em Curitiba para um reencontro consigo mesmo. E nesse processo, ele  conta  que recuperou  a criatividade e sua  essência.
 
Voltou para a casa dos pais e encarou novamente a câmera fotográfica, num processo contínuo de aprendizado e atualização sobre tudo que envolve a evolução da fotografia. E na dinâmica do pensar, aprender mais, fazer ainda  melhor e diferente, surgiram os projetos que alimentam seu processo criativo.
 

Projeto 3 x 4 

O projeto consiste em  ensaios fotográficos exclusivos, com foco na  produção de conteúdo em plataformas digitais, com destaque  para o lifestyle e a identidade de cada cliente. “Meu objetivo é definir junto com cada cliente o seu próprio conceito de estilo e transformá-lo em imagens incríveis”,  diz Cesar Dutra.

 

Fotos: Cesar Dutra
 
 
Projeto Luluz 
 
Projeto voltado para o universo feminino.  A ideia é fazer com que cada imagem transborde a personalidade de forma única e especial, onde toda mulher tem seu próprio conceito de beleza e estilo.
 
Fotos: Cesar Dutra
 
 
Projeto Multiplay Nature 
 
O projeto  contempla  o ciclo da fotografia, quadros e exposições, que sugere através de imagens e poesia a reflexão da importância do resgate da interação homem-natureza  e como o processo dessa integração pode multiplicar expressões sobre a beleza. O projeto conta com a participação especial do psicólogo e artista performer chileno, Leonardo Gonzalez. A ideia é  compor em breve uma exposição ao ar livre, em Florianópolis, com fotos e textos em grandes painéis.
 
Fotos: Cesar Dutra
 
Um dos trabalhos que  também chama atenção é um projeto com famosos  sobre homem e natureza em que Cesar Dutra  fotografou o cantor Léo Chaves, o ator Jonatas Faro, a jornalista Maria Cândida, o jogador do Palmeiras Felipe Mello  e  o cantor Ney Matogrosso. No caso de Ney, Cesar se mudou para o sítio do artista, no Rio de Janeiro. Foram alguns dias  de convivência em que Ney  permitiu o acesso a sua vida privada,  tocado pelo projeto e as ideias do fotógrafo sobre o conceito das fotos.
 
Foto: Cesar Dutra
 
Cesar Dutra trabalha com a tríade natureza, identidade e propósito, fazendo da fotografia mais do que registros, uma forma de expressão e liberdade.
 
Como não para de criar, em suas redes sociais  você já pode ver fotos com o olhar dele para Floripa. “Foi aqui em Florianópolis  que comecei  um novo ciclo, sem perder a conexão  com as questões universais ligadas às possibilidades  da fotografia”, conclui Cesar Dutra.
 
Até  a próxima semana com mais uma história sobre quem faz da vida um grande legado.
@anselmoprada 
Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Com gripe, Ana Maria Braga não apresenta ‘Mais Você’

Nesta quinta-feira, 26, o repórter Fabricio Battaglini abriu o Mais Você e explicou para o público que Ana maria Braga não apresentaria o...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }