15.5 C
fpolis
15.5 C
fpolis
sábado, 25 junho, 2022

Vida profissional: o que não escrever no seu currículo

Freepik
Últimas notícias

Quando uma vaga de emprego é aberta, o recrutador recebe uma enxurrada de candidaturas. Porém, apenas alguns poucos chegarão às próximas etapas, como a entrevista.

O que faz um candidato conseguir a atenção do recrutador é a qualidade do currículo. E para se destacar entre tantas opções, saber quais são frases para colocar no currículo mais adequadas é fundamental.

Isso porque, algumas frases são capazes de impulsionar um currículo. Da mesma maneira, usar frases erradas podem desqualificar o candidato na hora.

Para não errar mais e aumentar suas chances de conseguir a vaga dos sonhos, confira quais são as frases para colocar no currículo.

Frases para colocar no currículo de sucesso

O processo seletivo para a vida profissional é algo que deve ser levado muito a sério. Afinal, a vaga tão sonhada pode ou não ser conquistada por erros muito simples, como uma construção inadequada de currículo.

Nesse sentido, muitos candidatos acabam utilizando frases ou palavras clichês, que já estão “batidas” pelo excesso de uso. Infelizmente, esse tipo de ação faz com que o recrutador elimine muitos currículos.

A principal questão é: como apontar determinada qualidade de maneira diferente e inovadora em um documento de apresentação? Fugindo dos clichês, existem algumas frases para colocar no currículo que acabam se sobressaindo.

Fale da sua experiência de forma prática e exemplifique, principalmente, demonstrando as tarefas executadas e responsabilidades assumidas. Veja alguns exemplos:

  • Com a minha experiência em…. contribuo com a ampliação de… , aumentando o alcance da empresa, trazendo resultados positivos de vendas;
  • Tenho experiência em… assumindo tarefas que abrangem…, implementei a abordagem… que teve como resultado…
  • Implementei as medidas…. na empresa…., cujo resultado foram o aumento ou redução de…
  • Quem quer explicitar seus conhecimentos, utiliza frases como:
  • Tenho o propósito de implementar os conhecimentos obtidos no curso/universidade/mestrado de…. adaptando-os à realidade de empresa;
  • Com os meus conhecimentos específicos de…. foi solucionado o problema do setor…. reduzido ou aumentado… em…

Tanto na aplicação de conhecimentos como na experiência, quanto maiores os dados reais, maior será o interesse do recrutador.

Por isso, sempre que possível utilize percentuais para demonstrar a melhoria que o trabalho executado proporcionou à empresa.

E mais, para exemplificar suas qualidades pessoais, use frases como:

  • Fui responsável pela supervisão de uma equipe de… que desenvolvia as atividades de … ;
  • Por minha oratória, fui responsável por representar a empresa… em eventos de lançamento de produto e feiras comerciais;
  • Devido a minha habilidade em comunicação na língua inglesa, devido ao intercâmbio realizado no exterior, fui responsável pelo setor de relações internacionais da empresa…;

Use e abuse de verbos

Uma maneira de reter a atenção do recrutador é utilizando verbos de ação, principalmente quando for abordar a experiência. É importante lembrar que as frases para colocar no currículo devem se adaptar conforme a vaga.

“Alcançar” é um verbo para demonstrar o que você tem a oferecer. Assim como aquilo que realizou e teve sucesso na empresa anterior.

“Orientar”, “gerenciar” ou “liderar”, são palavras ideais para quem busca vagas de gerência. Se utilizar estes verbos nas frases para colocar no currículo, inclua o número de “liderados” ou “orientados”.

Utilizar os verbos “melhorar” e “criar” demonstra ao recrutador que seu profissionalismo contribuiu de maneira positiva. Desta forma, ao escrever sua frase, lembre-se de descrever a atividade ou processo de melhoria ou método criado. Também é importante explicar os meios e conhecimentos que utilizou.

“Aumentar” e “diminuir” são verbos explícitos e evidenciam quantitativamente a nova realidade obtida. Inclusive, deve-se colocar em porcentagem os resultados obtidos.

Outras palavras que podem ser muito úteis na hora de escrever frases para colocar no currículo incluem: resolver, voluntariar, influenciar, lançar, lucro, negociar, entre outras.

O que não escrever no currículo

Com essa descrição, ficou fácil não errar ao escrever seu currículo. Mas, saiba que apenas 10% dos candidatos são chamados para a entrevista. Então, para que você seja um deles, há termos que devem ser evitados.

Primeiramente, não é necessário escrever “currículo”, muito menos o famoso “curriculum vitae”. Inicie com seu nome e seus dados: o recrutador quer te conhecer, ele já sabe do que o documento se trata.

  • Objetivo de carreira: o recrutador sabe que seu foco é conseguir a vaga. Por isso, use o espaço para apresentar suas qualificações, habilidade e experiências relevantes e que irão agregar a empresa.
  • Lista de tarefas: quem recebe o currículo não quer saber sobre suas tarefas anteriores, quer saber o que realizou, como, quais ações foram necessárias e os resultados obtidos.
  • Trabalhador, perfeccionista e determinado: estas são palavras que muitas pessoas usam, mas que não demonstram o seu diferencial ou habilidades. Descreva tudo de maneira concreta.
  • Pretensão salarial e foto: apenas inclua estas informações se a descrição da vaga demonstrar explicitamente e especificado sua exigência.

No mais, considere que a cada oferta de vaga as frases para colocar no currículo devem ser adaptadas às necessidades da empresa.

Desta forma, existem muito mais chances de se destacar e ser selecionado para a entrevista.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Primeiro livro sobre dança contemporânea voltado para crianças em SC

Não é possível medir com exatidão os resultados de um projeto cultural porque há sempre uma imensidão entre os...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }