20.8 C
fpolis
21 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Você já descobriu o seu propósito de vida?

Últimas notícias
Você já descobriu o seu propósito de vida?
Reprodução/Pixabay

Por Karin Panes*

 

Você já deve ter parado para pensar qual é o motivo da sua existência. Na vida, tudo tem um propósito. Em uma analogia com a natureza, tudo que não está cumprindo com seu propósito ou função, está morrendo. Se uma árvore frutífera não dá frutos, por exemplo, ela acaba definhando e morre. No caso do ser humano, a psicologia positiva fala que uma vida sem propósito é uma vida sem sentido e somente existir sem saber o porquê desestimula, já que não existe desafio. Venho observando um movimento grande nas pessoas pela constante busca por um propósito. Mas nessa busca há uma confusão.

Muitos acreditam que a busca por um significado de vida está atrelada à carreira. Mas não necessariamente é preciso mudar de carreira já que ela é apenas um veículo dentre outros que nós temos para viver a nossa missão. Propósito e transição de carreira são independentes.

Durante a nossa jornada vamos estabelecendo micro propósitos, como por exemplo pagar a faculdade do filho. Mas é preciso descobrir algo maior, sua real missão. Geralmente trata-se de uma contribuição para a humanidade e envolve o todo.

Se conseguir aliar o seu propósito com a carreira, ou seja, ganhar dinheiro com aquilo para sobreviver, é maravilhoso, mas podemos encontrar outros veículos para viver nossa missão, que não a profissão. Por exemplo, um bancário descobre que seu propósito é contribuir com crianças carentes. Ele pode se engajar numa causa social para cumprir sua missão.  ONGs são excelentes veículos para viver essa missão. Se você gosta de animais e de ajudá-los, não precisa largar sua profissão e fazer veterinária. Você pode se engajar numa ONG protetora dos animais.

Temos uma função no mundo e cada um de nós carrega uma maleta de ferramentas para executá-la. Nessa maleta tem os nossos dons e nossas competências. Por exemplo, a pessoa que nasce com a competência da comunicação, talvez sua missão esteja relacionada com ajudar pessoas e ela pode usar sua fala para influenciar as outras pessoas de forma positiva, ajudando-as a encontrar o seu próprio caminho, por exemplo.

Na busca pela missão é importante observar o que fazemos de muito bom. Geralmente, nem acreditamos que aquilo que fazemos desde pequeno com facilidade seja um dom e possa ser uma pista sobre nossa missão, mas credite, é!

Primeiro você precisa de muito autoconhecimento, olhar somente para si e identificar qual é a sua função nesse mundo, por meio de suas habilidades e competências. Lembrando que propósito gera motivação e esta precisa gerar desafio maior ou igual as suas competências.

Muitas pessoas procuram a ajuda de um terapeuta ou de um coaching para facilitar na identificação da sua missão, trançando um plano ação para começar a executá-la.

Por fim, tenha em mente que mais do que encontrar uma profissão que te possibilite viver sua missão, é encontrar na sua vida a possibilidade de viver sua missão em todos os momentos.

 

*Karin Panes é treinadora comportamental, Master Coach especialista em Psicologia Positiva, Neurocientista e CEO da Ato Solutions

Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }