Setembro 16, 2021

Você sabia que SC é um dos maiores produtores de truta do país?

Você sabia que SC é um dos maiores produtores de truta do país?

Quem conhece a Serra Catarinense sabe porque ela é um dos principais destinos turísticos do Sul do país. Chama atenção por suas belezas naturais, condições geográficas, culturais e pelo atrativo gastronômico. Por falar em gastronomia, a região serrana, por ser montanhosa, é um dos melhores ambientes para criação de trutas. 

Esse peixe de água doce e rico em ômega-3 ganhou status de produto nobre. Depois de Minas Gerais, Santa Catarina é o Estado que mais produz truta, tendo o melhor clima e a água para a produção de truta no Brasil. A produção local cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Truticultores (ABRAT), a produção nacional de trutas encontra-se na faixa de 2.000 toneladas/ano e é comercializada basicamente no eixo Rio de Janeiro - São Paulo. 

Um peixe tão nobre e saudável não poderia passar despercebido. A criação do Festival Nacional da Truta na Serra Catarinense trouxe não só a oportunidade das pessoas degustarem a truta de diferentes formas, como movimentou o turismo. A Fenatruta reúne 14 estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul.

Mas de onde vem a truta que é comercializada durante o evento? Belo Peixe. Esse é o nome da empresa localizada em Lages/SC especializada na criação de truta que faz a distribuição para os estabelecimentos da região serrana. Para entendermos melhor como funciona esse processo, nosso querido Paulinho Scarduelli conversou com presidente da empresa Belo Peixe, Gabriel Comandolli, que respondeu algumas perguntas. Confira.

 


A Belo Peixe é um frigorífico e criadouro? 

A Belo Peixe tem em seu slogan "DO CAMPO À MESA", pois atualmente possui fornecedores de truta além de sua produção própria. O objetivo da Belo Peixe é ter integrados para que possamos aumentar a receita do produtor e criar uma solução cada vez mais interessante para o produtor até o consumidor final.  

 

De onde são esses fornecedores?

Trabalhamos com fornecedores regionais da serra catarinense que propiciam seu produto chegar aos mercados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul além de nossa bela e Santa Catarina. Todos nossos produtos a partir deste mês de Setembro inclusive, sairão do frigorífico já neutralizado com o Selo "Cliente Consciente", onde estamos neutralizando a pegada de carbono deste lado até a mesa do consumidor.

 

Qual a produção (toneladas) de peixes/ano processada no frigorífico?

Atualmente estamos processando 150 ton/ano. A expectativa para o próximo ano é dobrar a produção e criar novas soluções como o Bolinho de truta e mais 2 produtos que estarão no mercado até janeiro de 2022. 

 

Número de colaboradores diretos e indiretos?

Diretos são 18 profissionais que trabalham todos os dias na linha de abate. Indiretos são mais 23 pessoas que auxiliam no transporte, busca, neutralização, defumação etc.

 

Quantos (e quais) produtos são industrializados hoje?

Atualmente temos produtos como o Bolinho com truta defumada que vem sendo muito bem aceito nos mercados do Paraná e São Paulo, Truta eviscerada, Truta defumada, Truta com Pele e Truta sem pele.

 

Quais os principais clientes da Belo Peixe hoje? Supermercado? Restaurante? De que região? Exporta pra onde?

Atualmente nosso maior cliente é a rede Mufato do Paraná e Carrefour. Porém os produtos podem ser encontrados na rede Imperatriz, Angeloni, Big, Safari, entre outros. Mas 60% de nossa produção é vendida diretamente aos restaurantes.

 

Futuro da Belo Peixe: quais as novidades em termos de novos produtos? Ampliação da fábrica?

A Belo Peixe já está em projeto para o próximo ano expandir o frigorífico, pois temos dois lançamentos novos chegando que é o Salgadinho de truta e o Caldo de Truta.

O Salgadinho é um produto 100% orgânico focado em crianças porque não faz mal, pelo contrário é rico em ômega 3 e outras proteínas além de ser saborosíssimo. Já está em testes em um instituto e uma escola para alunos até a oitava série. Já o caldo de truta que vem congelado e você só precisa esquentar para ter uma refeição sadia em menos de 3 minutos em uma embalagem única e 100% biodegradável, sustentável e reciclável. 

 

Para finalizar, como a Belo Peixe é conduzida? 

A Belo Peixe é uma empresa 100% nacional preocupada em deixar um planeta melhor para os próximos que virão, além de ajudar as pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Pois parte de seu faturamento é destinado a dois projetos, onde além de ajudar o meio ambiente, a Belo Peixe participa já com 3.000 atendimentos mês através das ações do IDCBRASIL.com 

 

A FENATRUTA é uma realização da Pouserra com a co realização do Sebrae/SC, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici e leva o patrocínio das seguintes empresas: Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia e Urupema Vinhos De Altitude. (Foto Arquivo Belo Peixe)

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Economia Digital

A chamada Economia Digital, que agrega atividades baseadas no ambiente digital, como empresas de tecnologia, traz produtos e serviços que não existiam e agora são passíveis de gerar renda.

Um exemplo é a interação dos usuários de uma plataforma, muito comum em redes sociais. Para falar do impacto da tributação internacional nesse segmento, a advogada tributarista Luana Debatin Tomasi, do escritório Mosimann-Horn, foi convidada a palestrar para o Tax Hub, o grupo de estudos de direito tributário e inovação das faculdades Cesusc. Será hoje (16/9), às 11h30, em formato on-line, e as inscrições podem ser feitas pelo Instagram do grupo: @taxhub.cesusc.

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Novos caminhos

Quem celebra mais um ano de vida hoje é a linda Clarissa Morais! A gata se despediu do Multi Open Shopping, onde gerenciava o Marketing desde a concepção do empreendimento, já deixando saudades! Que esse novo ciclo seja incrível como você! Tim-tim e saúde, Cla!

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Comemorando

Como parte das comemorações de três anos do Le Pario em Floripa, o chef Eduardo Jacinto facilitou o consumo de vinhos por seus clientes. Nas segundas e terças-feiras o chef está oferecendo, como cortesia, uma rolha por mesa ou uma sobremesa à escolha da casa para quem escolher algum de nossos menus.

 

 

Duda, como é conhecido, salienta que é uma forma do restaurante retribuir a confiança ao trabalho de excelência de cozinha francesa.

 

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Shop in Shop com grandes marcas

 

A Capital catarinense vai entrar na rota de grandes marcas internacionais com a chegada da The Gallery Florianópolis, que trará 19 grifes e exclusividade para a cidade. A inauguração está prevista para novembro, no Villa Romana Shopping.

Com projeto assinado pela arquiteta Margarida Milani, da Milani Arquitetura, a multimarcas terá formato Shop In Shop, uma novidade no varejo brasileiro que promete ser a melhor multimarcas no Estado de Santa Catarina, inspirada em referências internacionais.

Lacoste, Columbia, Victorinox, Salomon, Tommy Jeans, Hugo Boss, Emporio Armani e a marca esportiva, a EA7 Emporio Armani, preenchem o portfólio de marcas internacionais. Entre as nacionais estão Ellus, Shoulder, Trussardi, Cori, Granado, Maria Filó, Primart, Vero Senso, Salinas, Água Doce e Solo.

"A The Gallery Florianópolis chega no momento em que o varejo pulsa com força total. Atenderemos homens e mulheres de bom gosto e que buscam novidades, desde o esporte até ocasiões especiais, tudo em um único lugar. É um projeto ousado que vem para complementar o mix de lojas do Villa Romana Shopping", diz a Gerente de Varejo do Villa Romana Shopping Katy Bairros (foto).

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Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

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