13.8 C
fpolis
13.8 C
fpolis
sexta-feira, 20 maio, 2022

Você tem dinheiro esquecido na revisão do FGTS?

Últimas notícias

[ad_1]

Você tem dinheiro esquecido na revisão do FGTS?

Foto: Pixabay

Todo trabalhador do Brasil com carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor do fundo é a soma dos depósitos mensais feitos pelos empregadores na conta vinculada ao trabalhador. Cada depósito representa 8% do salário pago ao funcionário. A retirada do dinheiro do FGTS só ocorre em algumas situações, como estima a legislação do Brasil. A mais usual é em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, enquanto o saque não é liberado, o valor depositado em uma conta no nome do empregado renderá. Pelo menos é isso que deveria ocorrer. Porém, de uns anos pra cá, o índice de correção monetária aplicado sobre o saldo do FGTS não segue a inflação. Ou seja, a Taxa Referencial (TR) zerada causa perdas financeiras ao trabalhador. Dessa forma, é possível pedir a revisão do FGTS, via ação na Justiça. E assim, caso o Supremo Tribunal Federal julgue a ação favorável do FGTS para o trabalhador, muitas pessoas poderão pedir a troca da TR por outro índice mais vantajoso, como o IPCA-E, INPC, e IPCA, todos que acompanham a inflação.

[ad_2]

Source link

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Congresso ACAERT tem início neste domingo com palestra de Hamilton Mourão

O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a Acaert - Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }