14.3 C
fpolis
14.3 C
fpolis
quarta-feira, 29 junho, 2022

Vou pro Jogo! Leva forró autoral feito em SC por todo Brasil

Últimas notícias
Vou pro Jogo! Leva forró autoral feito em SC por todo Brasil
Fotos Ayrton Cruz

Os instrumentos são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do país. Mas o forró que chega a todo o Brasil pelo YouTube e plataformas digitais hoje (16) tem uma particularidade: a ginga contagiante agora vem do Sul e traz oito canções autorais inéditas.

 

Vou pro Jogo! é o primeiro álbum do Trio Mormaço, de Florianópolis (SC). O lançamento será marcado ainda com uma live no Instagram @triomormaco, às 18h.

Desde 2020, a formação tem Marcelo Besen (sanfona), Neno Moura (zabumba) e Guinter Vieira (triângulo e voz). Mas o trio começou em 2018, com apresentações em Garopaba, no litoral catarinense. À época, contava com Roger Corrêa no acordeon. Foi lá também que surgiu a ideia do nome, que veio com as brincadeiras nos shows noturnos, após dias de muito sol e praia. Todos concordaram: Trio Mormaço tinha tudo a ver com o ambiente quente e festivo do forró.

 

“Depois de estudar e tocar um tempo o repertório de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Mestre Zinho, Genival Lacerda, entre tantos outros, a composição foi surgindo naturalmente. Um apresentava pro outro alguma ideia musical, que se desenvolvia e ganhava uma letra”, conta o compositor Neno Moura, natural de Florianópolis e que desde 2006 atua como percussionista e baterista.

“A própria linguagem do forró é a primeira inspiração, pois tem uma identidade muito forte e ao mesmo tempo é um universo musical amplo e rico”, explica Marcelo Besen, catarinense de Bom Retiro, que iniciou na música pelo piano, aos 10 anos, e desde 2003 toca acordeon.  

“As músicas têm uma ligação com o ambiente em que se toca e também com a dança. Mas vão além. O amor em todas as formas também é um tema inesgotável. Nas letras a gente procura aquela dicção típica do forró, mas sem se ater a termos apenas de uma determinada região. Tudo que é do Brasil entra”, completa Guinter Vieira, gaúcho de Tapes, que desde jovem aprendeu cavaquinho e violão popular. Quando morou no Rio de Janeiro, estudou na escola Portátil de Música e acompanhou artistas como Arlindo Cruz, Monarco da Portela, Tantinho da Mangueira e Moyseis Marques.

 

O Trio Mormaço toca especialmente em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Garopaba. Além de ampliar as apresentações para outras cidades, os planos para o futuro incluem a gravação de um trabalho em estúdio, com a inclusão de outras composições, novos arranjos e músicos convidados.

*****

 

Balanço Tempo em Sampa   Foto Silvana Garzaro

 



As irmãs e sócias Juliana Castro e Clarice Castro Wolowski, do JA8 Arquitetura Viva, escritório de Florianópolis, comemoram o lançamento do balanço Tempo no mercado nacional. A peça, desenhada por Juliana, e fabricada pela Metalco do Brasil, acaba de aterrissar na Galeria Botânica, em São Paulo, que funcionará como showroom do brinquedo. 

O balanço Tempo faz parte de uma linha de mobiliário que também inclui, gira-gira, escorregador e montanha de escalada. “São brinquedos para qualquer idade, porque os adultos também brincam”, destaca a arquiteta e paisagista catarinense. O balanço é feito totalmente de aço e suporta até 300 quilos, permitindo o uso em grupo também. A forma inspirada em uma ampulheta faz alusão ao passar das horas, é um convite a voltar no tempo ou reter tempo para viver o lúdico no cotidiano.

“A ideia foi democratizar o brincar no espaço público”, explica.

Aliás, a relação de Juliana com o balanço já é antiga, mexe com as memórias afetivas, e não por menos rendeu até um livro escrito por ela: “Alma em Movimento”, título da Cais Editora,  lançado em Florianópolis em 2020. A publicação reúne textos e desenhos feitos pela arquiteta e paisagista, inspirados no movimento e nas sensações do “balançar”.

 

*****

 

 

O fofo vencedor do The Voice Kids

 

Quem se emocionou e torceu pelo catarinense Gustavo Bardim na sexta edição do The Voice Kids poderá ver de pertinho o carisma e a potência vocal do vencedor do reality musical da Globo. O cantor mirim, que conquistou o público na final do programa cantando grandes clássicos como “Yesterday”, dos Beatles, e “Como É Grande O Meu Amor Por Você”, de Roberto Carlos, fará um show gratuito no dia 17 de dezembro, às 20h, no Continente Shopping.

*****

 

Líderes da Saúde

 

 

Em evento realizado nessa terça (14/12) em São Paulo, o diretor de vendas da Imex Medical Group, Maurício Silva, recebeu em nome da empresa, o Prêmio Líderes da Saúde 2021 – categoria Indústria de Diagnóstico – Equipamentos, da Healthcare Management. Mais de 40 players de todo o país foram homenageados na oitava edição do prêmio, que faz um reconhecimento à indústria, operadoras, laboratórios e entidades setoriais, que mais se destacaram nos últimos 12 meses.

 

“É muito gratificante para a Imex receber esse Prêmio. Em um setor predominantemente formado por multinacionais, ousamos levar ao mercado equipamentos com marca própria, que nos possibilitam oferecer aos clientes soluções que aliam a tecnologia internacional com a expertise de quem conhece as particularidades do Brasil”, afirma o diretor de vendas da Imex, Maurício Silva. 

 

 

Sobre a Imex

 

A Imex Medical Group do Brasil é líder nacional no segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem. Com sede na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, a empresa está presente em todo o país, por meio de seus centros de distribuição de peças e equipamentos nas cinco regiões do Brasil, que garantem agilidade e segurança na prestação de serviços.

*****

 

Ludum

 

O advogado Luciano Viveiros e a esposa, Andréa Py, foram prestigiar o Ludum, restaurante do chef Matheus Emerick (esq) no bairro Santa Mônica que está fazendo sucesso na cidade.

 

*****

 

Camerata e a cereja do bolo

Nesta segunda-feira (20/12), às 20h, no Teatro do CIC, a Camerata Florianópolis apresenta o último concerto de música erudita de 2021. No programa, obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Edino Krieger. A cereja do bolo é a estreia da nova versão “Seis Sonetos de Cruz e Sousa”, do compositor Alberto Heller, homenagem ao grande poeta catarinense, nascido há exatos 160 anos em Florianópolis.

Em 2001, Heller selecionou seis sonetos de Cruz e Souza e os musicou para soprano e piano. Vinte anos depois, os seis sonetos ganham nova roupagem, agora para canto, piano e cordas. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, o concerto terá a participação da soprano Claudia Ondrusek e, claro, Alberto Heller ao piano.

 

*****

 

Baile da Virada

Umas das festas de Réveillon mais tradicionais da cidade, desde 2014, está confirmada para a virada 2022. O Baile da Virada, que vem com o tema “Pé na Areia”, vai oferecer opções como: Open Bar Premium e também a opção All Inclusive.

 

O Hotel Slaviero Essential da Praia do Ingleses será, mais uma vez, palco desta edição que traz um evento com acesso exclusivo para a praia. As atrações que vão agitar a noite do Baile da Virada já estão confirmadas! No palco principal, o grupo Em Cima da Hora vai levar o melhor do samba e pagode, Jonatas Júnior com os embalos do sertanejo e, ainda, os DJs Sarkis e Noel. No palco externo, a Banda Suwave com o estilo acústico dos grandes hits nacionais e internacionais e o Dj Genx de música eletrônica vão colocar o público para virar a noite de Réveillon. Mais informações no site www.bailedavirada.com.br

 

*****

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Morre apresentadora inglesa Deborah James após luta contra câncer

A jornalista Deborah James morreu ontem, 28, aos 40 anos, no Reino Unido, em decorrência do câncer de intestino,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }