No ar desde 2017 com mais de 300 programas, audiência de cerca de 1 milhão* de telespectadores mensais e 100% do conteúdo feito por equipe própria. Os números apenas comprovam o sucesso da Webmotors TV, programa com matérias jornalísticas dedicado aos apaixonados pelo mundo automotivo que é transmitido todos os sábados, entre 8h e 13h, na TV aberta em quatro praças pelo país: na região de Campinas e no litoral de São Paulo, pela VTV/SBT; na capital paulista, pela Gazeta; em Santa Catarina, pela SCC/SBT; e no Mato Grosso do Sul, pela TV Guarandi/Band.
“O programa nasceu de um pedido dos internautas para irmos à TV com o conteúdo que já fazíamos no YouTube. No entanto, no processo descobrimos que poderíamos ajudar os nossos clientes lojistas que já estavam conosco no online e buscavam espaço também no offline. Com isso, conseguimos unificar esta necessidade com a nossa estratégia de marketing de aumentar a nossa lembrança de marca”, afirma Rodrigo Ferreira, gerente de Content Marketing da Webmotors.
A cada edição, a Webmotors TV aborda diferentes temas dentro desse universo, como novidades, testes e curiosidades, entre as quais dicas sobre troca de óleo e conservação de pneus, além de estar presente em todos os lançamentos nacionais e cobrir os mais relevantes eventos internacionais, que, juntos, atraem uma audiência que chega à casa do milhão de telespectadores mensais.
“Nosso DNA é e sempre foi o ponto.com, mas o público na TV ainda é muito grande e percebemos que o consumidor e os lojistas tinham essa mesma necessidade de estar na TV”, diz Ferreira. “O resultado foi a Webmotors TV. Garantimos, de forma conjunta, faturamento e conhecimento de marca para diferentes regiões do país.”
Conteúdo de marca para o aftermarket, além das montadoras
O programa é feito pelo time da Webmotors em parceria com a produtora Bufalos e comandado pela jornalista Silvia Garcia. “Temos equipes distribuídas em todos esses espaços atuando para colocar de pé o programa semanalmente”, comenta Ferreira. “Nós fazemos os vídeos para os lojistas e temos matérias que são patrocinadas – já contamos com diversas marcas usando esse espaço para falar dos seus produtos.” Ao todo, um time de 50 profissionais está envolvido com o projeto da Webmotors TV.
De acordo com Ferreira, a Webmotors TV está olhando para novas praças e conversando com outras emissoras para ampliar o alcance do programa. “Também vamos fazer branded content para o aftermarket, além das montadoras”, conta. “Temos conseguido há seis anos espaço de mídia em mais de 20 praças, com conteúdo para entreter quem assiste à TV e retorno financeiro. Somos um case real de marketing no segmento automotivo do país.”
*Estimativa nas praças de inserção via Ibope – cobertura aberta SP e SC SBT