Portal Making Of

2ª edição do Festival de Cinema ‘Inflamável’ tem início nesta quinta em Florianópolis

O Festival Inflamável chega à sua segunda edição com o patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina e da Secretaria de Cultura do Município de Porto, Portugal.

O Duo Strangloscope, composto pelos cineastas radicados em Florianópolis Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, assina o projeto artístico e curadoria do Festival Inflamável, numa produção da Dois Plátanos, da cineasta catarinense Maria Emília Azevedo. A apresentação do evento será da Drag Suzaninha e a noite de premiação (último dia do festival), contará com tradução em Libras, com profissionais da Empresa Interpres.

O Festival Inflamável é uma produção que cria a oportunidade de cineastas, artistas visuais e fotógrafos catarinenses serem selecionados mediante inscrição para uma oficina de realização de aproximadamente 20 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8 que, depois da revelação e digitalização dos filmes, integram as sessões competitivas durante o evento de exibição.

Durante o festival será oferecida uma oficina gratuita de “Manipulação Direta em Suporte Analógico – Reabilitando Imagens do passado”. Na realização da Oficina da primeira edição do festival, foi estabelecida uma parceria com o Programa Shuttle, da Secretaria de Cultura do Município de Porto (Portugal) que patrocinou a vinda da cineasta experimental portuguesa Tânia Dinis. Ela apresentou seu trabalho e compartilhou seus conhecimentos junto ao Duo Strangloscope nas aulas oferecidas aos 24 participantes.

Nesta segunda edição a Oficina de realização de curtas experimentais em tomada única de Super 8 conta novamente com o apoio do Programa Shuttle. Com esse patrocínio, foi possível a vinda do cineasta experimental Ricardo Leite que ministrou aulas, juntamente com o Duo Strangloscope, para um grupo de 20 selecionados via inscrição. Tudo foi ofertado gratuitamente: aulas, filmes Super 8, empréstimo de câmeras Super 8, revelação e digitalização dos filmes. As duas oficinas aconteceram na sala de workshop do Museu Histórico de Santa Catarina, cujo espaço também foi cedido gratuitamente para o evento.

Outras parcerias firmadas com cineastas internacionais se referem ao convite para a criação do vídeo de apresentação do Festival Inflamável, o teaser utilizado como vinheta para início de cada sessão do festival.

O objetivo é trazer para o Festival Inflamável exemplos de realizações experimentais contemporâneas em Super 8. Para isso, também foi incluída uma seleção de curtas experimentais em Super 8 com chamada pública e seleção curatorial do Duo Strangloscope.

Haverá sessões competitivas tanto dos curtas realizados na nossa Oficina de Realização de Curtas Experimentais em Tomada Única de Super 8 quanto dos curtas selecionados via inscrições. Esta segunda modalidade concorrerá apenas ao troféu via Voto Popular, mediante contagem de votos da plateia presente ao evento.

Os 20 curtas-metragens realizados pela oficina do Inflamável serão julgados por um grupo de três jurados convidados que residem fora do estado de Santa Catarina.

O Festival Inflamável terá uma programação composta por:

⦁ Sessões Competitivas de curtas exibidos em Super 8,

⦁ Sessões de curtas Super 8 digitalizados que participarão da competição atribuída pelo júri popular,

⦁ Sessão de curtas de filmes em Super 8 domésticos,

⦁ Debates com realizadores,

⦁ Oficina gratuita de pintura sobre filme com a cineasta catarinense Moira Lacowicz,

⦁ Performances de cinema expandido dos artistas cineastas Paulo Pécora, Tetsuya Maruyama e Duo Strangloscope,

⦁ Sessão de Premiação dos filmes concorrentes em diferentes modalidades.

⦁ Sessão de apresentação do resultado da Oficina de Pintura Sobre Filme

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DIA 16/03 – QUINTA-FEIRA

18h-18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Abertura

19h30 – Sessão de abertura do Festival e homenagem a Gilberto Gerlach

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Exibição do documentário Gerlach Cine Desterro (8`50″ – Florianópolis, 2012)

Direção e Produção: Tiaraju Verdi, Fernanda Martins,Twiggy Cruz, Bolívar Alencastro,Candice Machado,Cristian de Ciancio,Fausto Mira,Francisco Campos,Karen Kremer,Kerlei Zanga,Lucilene Corrêa,Pablo Mombach,Silvia Lenzi,Vanusa Ferlin,Velder Rodrigues

Câmera: Bolívar Alencastro,Tiaraju Verdi,Fausto Mira e Francisco Campos

Direção de Fotografia, Captação de Som e Direção de Produção: Lallo Bocchino

Trilha Sonora:Twiggy Cruz e Lallo Bocchino

After Effects & Créditos: Tiaraju Verdi

Pesquisa de Imagem e Design:Fernanda Martins

Autoração: Alan Langdon

O curta documental conta com os depoimentos do poeta e artista plástico Rodrigo de Haro e Gunnar Gerlach, filho de Gilberto. Além disso, exibe alguns cartazes históricos que fazem parte da fantástica coleção do acervo pessoal de Gilberto Gerlach.

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 1

20h – 21h30 – SESSÃO COMPETITIVA 1:

6 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes em exibição no primeiro dia: Cartão Postal (de Carolina Janning); Nada muda, tudo se transforma (Sound Design/ Anthony Tko);Conversas Vegetais – Experimento 1(de Bianca Scliar); O Mapa das Minhas Ignorâncias (Barcabogante); Conversas em Barranco (Lia Cunha & Barranco); Operárias (Lígia Teixeira e Francisco Benvenuto).

21h00 – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance L.O.V.E.S.O.N.G e Sessão Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos

22h – PERFORMANCE L.O.V.E.S.O.N.G, de TETSUYA MARUYAMA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sessão de filmes Pequenas Notas Sobre Pequenos Gestos, sob curadoria de Tetsuya Maruyama (32 minutos)

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes:

Veil II (Rodrigo Faustini); Dedentro (Mateus Rosa); Visita ao museu (Ligia Teixeira e Francisco Benvenuto); Ressuscita-me (Coletivo Atos da Mooca); Metamorfoses de Narciso (Duo Strangloscope e Angel Rueda)Fluxo Confinado (Helder Matinovsky); Fenda (Rosana Cacciatore); Ode aos jovens (Natália Poli); Ant Film (Tetsuya Maruyama).

 

DIA 17/03 – SEXTA-FEIRA

18h – 19h30 – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Depois das loucuras da festa (de Andrea Rosas); Viva (de Alex Brandão); Espectros (de Rodrigo Amboni); Antimatéria (de Tiaraju Verdi e Sarah Pusch); Desterro (de Liz Donovan); Movimentos de escuta (de Rafael Campagnaro); Blue sky – em busca do horizonte perfeito (de Marcelo Seixas); Poros. Respiros. Floresta às escuras (de Juliana Hofmann); What a bum kick to die in this awful place (de Roberto Panarotto); Rastro de mangue (de Felipe Vernizzi); Inteira (de Vanessa Rosa Gasparello).

19h00 – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 2

20h – 21h30 – COMPETITIVA 2: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Fera (Bruna Granucci e equipe); Eu também sou um peixe (Letícia Ichnaz); O vento (Laïs Krücken); Diferença e Repetição (Pati Peccin e Aleph Ozuas); Clara (Marcos Vinicius D’Elboux); Fluxo (Giovana de Mello); Solidão Carnaval e Vazi(Zeca Pires).

21h – 21h50 – Distribuição de senhas para a Performance Aymberê, do Duo Strangloscope

22h – Performance Aymberê, Duo Strangloscope

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

 

DIA 18/03 – SÁBADO

15h -18h – OFICINA INTERVENÇÃO DIRETA EM MATERIAL FÍLMICO

Professora: Moira Lacowicz

Número de alunos: 10 (selecionados mediante inscrição prévia)

Local: Sala de oficinas de arte, CIC

18h – 19h – SESSÃO DE FILMES INTERNACIONAIS – Curadoria Duo Strangloscope

DEBATE APÓS A SESSÃO COM O DUO STRANGLOSCOPE

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Competitiva 3

20h – 21h10 – COMPETITIVA 3: 7 FILMES – 25MIN + DEBATE REALIZADORES 45MIN

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: XVII – ESTRELA (Moira Lacowicz); Objetos que vêm do mar (Lia Krucken); Mirada (Luiza Pimenta); Espelho Sonoro (Rodrigo Ramos); Ela vela (Letícia Cardoso); Fragmentos (Olavo Kucker). Tem ainda a exibição de Jardim Botânico Florianópolis (Dan Souto), que não está na competição, pois esta é uma versão digital já que o filme não foi exposto (fala da organização).  

22h – EXIBIÇÃO RESULTADO DA OFICINA

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

 

DIA 19/03 – DOMINGO

16h – 17h – SESSÃO DO FILME CASEIRO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

17h – 18h – Sessão de curtas experimentais em tomada única de Super 8 da 1a. edição do Festival Inflamável com a presença dos realizadores.

Projeção em Super 8

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Filmes: Nada continua (de Diana Sandes e Gabraz Sanna); Diálogos de Vento (de Lela Martorano e Fê Luz ); Caminhos de água (de Elainde Stankiwich); Manhã de sábado, um boi enfeitiçado (de Davi Tekle, Gabriel Riesinger e Lucas Thys); A perseguição do sol (de Djuly Gava e Daniel Leão); Enfrente (de Ulysses Dutra); Mata (de Tyago Bezerra); Tempo (de Clélia Mello e Iam Campigotto); Tempos (de Jeronimo Carmo).

18h – LANÇAMENTO LIVRO SUPER 8 ARGENTINO CONTEMPORÁNEO, DE PAULO PÉCORA

Local: Sala de entrada do cinema Gilberto Gerlach, CIC

18h – 18h50 – Distribuição de senhas para a Sessão Paulo Pécora

19h -19h40 – Sessão performática dos filmes de Paulo Pécora

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Sinopse:

Na estranha espiral de suas memórias, um homem descobre os traços esquecidos de um antigo relacionamento.

Filmes: Vale Barcelona! ; 8cho; Evolução (e revolução); Trânsito;

19h – 19h50 – Distribuição de senhas para a Sessão de Premiação

20h – 21h – PREMIAÇÃO – EXIBIÇÃO DOS FILMES E PREMIAÇÃO COM FALA DOS JURADOS E ENTREGA DOS TROFÉUS AOS REALIZADORES

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

21h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO, PROJEÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO

Local: Sala de cinema Gilberto Gerlach, CIC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais