Portal Making Of

3º FALA São Chico começa hoje no Centro Histórico

Foto: Daniel Guilhamet

A Cerimônia de Abertura da terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024 será realizada hoje, 19, no CineTeatro X de Novembro, no Centro Histórico da cidade. A apresentação musical do grupo Charanga da Casa abre a programação às 18h30, e dá início a quatro dias de cinema, história e cultura latino-americana no território mais antigo de Santa Catarina.

Ao todo, o 3º FALA São Chico exibirá 16 filmes em 9 sessões de cinema. São mais de 27 horas de programação, que conta ainda com duas oficinas de documentário, apresentações artísticas, bate-papo sobre cinema após as exibições de filmes, passeio turístico com realizadores e atividades para o público infantojuvenil.

A primeira sessão de cinema, com filmes da mostra competitiva Curtas Catarinenses e Latinos, inicia após a Cerimônia de Abertura. Serão exibidos os filmes: Quando Cresce a Bela Polenta, da catarinense Joana Victorino Deschamps; Marta: Consertadora de Guarda Chuva, de Dannyel Leite; Mientras Todo Iba Pasando, filme peruano de Sandra Rodríguez e Arón Núnez Curto; Réplicas, filme de Porto Rico — país inédito no FALA —, de Natasha Julyanne; e Camilo e Lucia: Dois Corações de Um Lugar, uma coprodução Brasil-Peru, dirigida por Daniel Lobo.

O segundo e terceiro dia da programação, quinta, 20, e sexta-feira, 21, exibe a Mostra Infantojuvenil em duas sessões, uma no período matutino, às 10h, e outra no vespertino às 15h. Este ano, a mostra é composta por filmes voltados ao público adolescente, especialmente do ensino médio, todos com classificação indicativa livre. Serão exibidos três documentários com temática de música e dança: a produção de Joinville Falando em Cifras, de Maria Clara Dinali, aborda o cenário local do jazz; o rap da periferia de Curitiba é o tema de A Trilha Sonora de Um Bairro, de Betinho Celanex e Danilo Custódio; e o filme colombiano A Menos Que Bailemos, de Fernanda Pineda Palencia e Hanz Rippe Gabriel, mostra a dança como espaço de resistência contra a violência.

A programação para crianças no festival inclui ainda, na sexta-feira à tarde, apresentação de Cantorias do Boi de Mamão, em frente à Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro, na Praça Getúlio Vargas. A atividade é realizada pela Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Sambaqui.

A tarde de quinta e sexta-feira também está reservada para as oficinas do Festival, que serão realizadas no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa. Na quinta, às 14h, o escritor, jornalista, produtor cultural e documentarista, Luciano Burin, comanda a oficina Documentário Independente, que tratará das diversas etapas de produção de uma obra audiovisual documental, do desenvolvimento da ideia inicial à comercialização da obra finalizada.

Já na sexta, Documentário de Impacto apresentará os principais conceitos sobre a produção de documentários de impacto social e o papel do documentarista através da construção de narrativas. A oficina será ministrada pela produtora, roteirista e diretora Carol Marins. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever através do link: www.sympla.com.br/produtor/panvision.

As sessões de cinema noturna no CineTeatro sempre serão precedidas de uma apresentação cultural. Quem sobe ao palco na segunda noite é a Banda Itacullumin. E na sexta o Studio Mova apresenta o espetáculo de dança “Tributo”, uma homenagem dançada ao Queen.

Toda a programação do Festival é gratuita e totalmente acessível para o público cego e surdo. As sessões de cinema contam com Janela de Libras em tela, legenda para surdos e ensurdecidos – LSE e audiodescrição disponível pelo aplicativo Mobi LOAD. O passo a passo de como utilizar o app está disponível nas redes sociais @falasaochico, assim como os detalhes da programação completa.

O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Com apoio Wana e Full Port e Incentivo do Grupo Krona e Condor.  Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Leia mais

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton