Portal Making Of

5G é liberado hoje em Florianópolis e mais 3 capitais

Pixabay

As cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) passam a operar a rede 5G puro nesta segunda-feira, 22. Ao todo, são 12 capitais do país a ter a tecnologia.

Em Florianópolis deverá ter, no mínimo, 18 antenas, já que cada uma das três maiores operadoras nacionais habilitadas no leilão realizado pela Anatel deve instalar pelo menos 6 antenas, afirma o secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires.

“O número de ERBs dependerá também dos planos de negócios estabelecidos pelas próprias operadoras”, observa o secretário.

Para ter acesso à nova geração de telefonia móvel, o cidadão precisa verificar se o seu celular oferece o suporte para a tecnologia. Hoje, segundo a Anatel, há 71 modelos aptos a realizar a conexão com a rede 5G.

Em caso de dúvida sobre a compatibilidade do aparelho com o novo sistema, a orientação é de que o usuário entre em contato com a operadora. Outra alternativa é verificar o código de homologação ou o manual do próprio telefone.

Há duas semanas, o Gaispi, grupo responsável pela ativação da faixa no Brasil,recomendou mais 60 dias de prazo para o 5G rodar em 15 capitais brasileiras. Pela regra atual, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro.

Mas, em razão do cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar interferências de sinal, o grupo recomendou a ampliação do prazo.

O 5G já está disponível em Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.