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terça-feira, 16 agosto, 2022

87% dos consumidores já fazem compras online

Pixabay
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Em recente estudo, a All in, em parceria com a Opinion Box, acaba de analisar as tendências de consumo nas redes sociais, pautadas em novos modelos de venda online como o Social e o Live Commerce, ambos realizados exclusivamente nas redes sociais.

Segundo dados da pesquisa, 87% dos consumidores já fazem compras online, e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos. A pesquisa possui um grau de confiança de 95%, tendo ouvido 1.087 pessoas, sendo homens e mulheres de várias classes sociais, com idade acima de 16 anos.

Segundo a análise, 61% dos consumidores são adeptos ao live commerce pelos descontos exclusivos das transmissões. Além disso, o Instagram obteve destaque como a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos, sendo 70%

Ao todo, 31% dos consumidores afirmam que têm costume de comprar mensalmente e 21% já compram online toda semana.

A pesquisa também analisou a relação de procura e compra, e, conforme apurado, 75% dos consumidores optam por buscar produtos nas redes sociais, a começar pelas informações sobre preços ou a visibilidade de experiência que outros clientes tiveram com determinada marca.

Já com relação ao público ouvido para a pesquisa, 64% das mulheres procuram por comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações), contra 55% dos homens. Além disso, 65% do público AB procura por mais imagens e fotos de produtos nas redes sociais, contra 55% CDE.

Outro dado interessante está atrelado a confiança. A ameaça existente de golpes online é um receio para 52% das pessoas que realizam compras via plataformas digitais. Nesse sentido, um ponto importante para 28% dos consumidores é o fato de terem um atendimento mais rápido e eficiente, o que reflete na necessidade de investimento, por parte das empresas, em um atendimento especializado, pautado em uma oferta sólida de customer experience do início ao fim da jornada de compras do cliente.

Uma informação interessante apurada se baseia no perfil dos consumidores presentes em cada rede social, com isso, 48% das pessoas de faixa etária 50+ preferem o Facebook para compras, contra 42% de 30 a 49 anos e 32% de 16 a 29.

Ainda assim, mesmo diante do alto desempenho do Social Commerce e aumento nas vendas deste novo formato, há ainda quem prefira realizar as compras nos sites ou aplicativos oficiais das marcas, assim, 78% dos entrevistados preferem realizar compras nessas plataformas. Vale se atentar ao fato de que as redes sociais ainda não disponibilizam o carrinho de compras e métodos de pagamento para finalizar as compras por lá.

Mas, para quem prefere comprar pelas redes sociais, 55% acreditam que é mais fácil para pesquisar e 45% optam pela praticidade. Com isso, um destaque importante é que as redes sociais trouxeram mais chances de venda a lojas que não possuem uma estrutura de site/ aplicativo e podem vender por DM, WhatsApp e ainda contam com uma vitrine online.

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