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87% dos consumidores usam PIX para compras online, revela pesquisa

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A pesquisa E-commerce Trends 2025, realizada pela Octadesk e Opinion Box, revela uma tendência no cenário dos pagamentos digitais: a ascensão do uso do PIX. Com pouco mais de dois anos de operação, o método de pagamento instantâneo conquistou uma popularidade, com 87% dos brasileiros já utilizando o PIX para suas compras online.

Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor da Octadesk, destaca que o PIX atende perfeitamente à demanda dos consumidores por agilidade e eficiência. “Para o consumidor moderno, a prioridade é não apenas escolher um produto e colocá-lo no carrinho, mas recebê-lo em casa o mais rápido possível. O PIX acelera esse processo, reduzindo o tempo de espera e antecipando a entrega de valor. Em outras palavras, ele não só agiliza o pagamento, mas também ajuda a atender melhor às expectativas dos consumidores”, explica Ricco.

O QR Code também tem ganhado destaque, com 64% dos entrevistados utilizando-o para compras online. Embora 34% conheçam o QR Code sem utilizá-lo, sua crescente aceitação indica uma tendência positiva para as tecnologias de pagamento baseadas em códigos de resposta rápida. As carteiras digitais, como PayPal e Apple Pay, são conhecidas por 50% dos consumidores, mas 44% ainda não as utilizam.

Oferecer uma variedade de opções de pagamento não só facilita a experiência de compra, mas também impacta diretamente na retenção e no crescimento dos negócios. “Empresas que se adaptam rapidamente às novas tecnologias de pagamento estão melhor posicionadas para conquistar e manter clientes, promovendo uma jornada de compra mais eficiente e satisfatória”, destaca Ricco.

O especialista ainda afirma que entender quais meios de pagamento são mais valorizados pelo seu público é essencial para se manter competitivo. “Cada consumidor tem suas próprias preferências e necessidades, mas ao se adaptar às preferências do seu público, seu e-commerce não só demonstra um compromisso com a experiência do cliente, mas também aumenta as chances de fidelização. Facilitar o processo de pagamento torna a jornada de compra mais agradável e satisfatória, o que, por sua vez, faz com que os clientes voltem e recomendem sua empresa para outras pessoas”, finaliza Rodrigo.

 

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