Portal Making Of

Audiência Pública virou palanque para político buscar votos

A febre do momento nas Câmaras Municipais são as famigeradas Audiências Públicas, que surgem com a promessa de discutir qualquer tipo de assunto para se encontrar soluções que nunca são encontradas.

Segundo a definição legal, as audiências públicas são ferramentas de participação popular que permitem a sociedade expressar opiniões, sugestões e críticas sobre temas de interesse público, influenciando a tomada de decisões por parte da administração pública.

São um espaço para o diálogo entre cidadãos, especialistas e representantes do governo, promovendo maior transparência e inclusão no processo de formulação de políticas públicas.

As audiências sempre foram ferramenta de trabalho dos vereadores que estavam descritas nos regimentos internos das Casas Legislativas, mas de alguns anos para cá os vereadores as utilizam para regionalizar os problemas e servirem de palanque político para os representantes de cada bairro e de cada segmento da sociedade.

Em 2023 e 2024 elas serviram muito para os parlamentares municipais, tanto que a grande maioria que já estavam nos cargos acabaram se reelegendo, inclusive com votações maiores do que a eleição anterior.

Mas esse mecanismo é usado como se as audiências Públicas não tivessem custo algum para a cidade e estão colocando em pauta assuntos que, muitas vezes, são de foto privado e não público.

Sem contar que a maioria do público que comparece as reuniões são de comissionados das Prefeituras, assessores de vereadores, militantes partidários e muitos cabos eleitorais que também têm muito interesse nesse tipo de encontro.

Então tá mais do que na hora dos vereadores catarinenses reverem o uso dessas reuniões para que não vire apenas um comício regional que vai resolver apenas a vida de político que mais se serve do serviço público do que realmente tenta contribuir para melhorar a vida do cidadão pagador de imposto.

Fiquem atentos, porque 2026 tá aí e vai acontecer muitas audiências públicas no seu bairro apenas para que candidatos a deputado estadual e federal se apresenta como o grande salvador da pátria.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais