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A influência dos criadores de conteúdo na decisão de compra

Foto: Reprodução/Freepik

Pesquisa realizada pela Stripe Theory mostrou que 73% dos consumidores buscam por criadores de conteúdo diário quando querem comprar algum produto. O levantamento também mostrou que qualidade, preço e autenticidade são os três principais fatores que influenciam as pessoas nas decisões de compra com base na recomendação de um influenciador.

Nessa temática, os dados também mostraram o que faz com que as pessoas não considerarem um criador de conteúdo autêntico, como a falta de transparência sobre patrocínios, indicação de produtos que não são realmente usados por ele e falsificação de experiências pessoais.

Além disso, a pesquisa também indicou que os criadores cotidianos, que produzem conteúdo diariamente para um nicho específico, estão se distanciando do rótulo tradicional de “influenciador” e, segundo as informações, os primeiros são percebidos como mais relacionáveis e autêntico por terem expertises em assuntos específicos.

“Esse descrédito pode ser atribuído à saturação do mercado e à percepção de que muitos desses influenciadores não são sinceros em suas recomendações. Em contraste, os criadores cotidianos oferecem um senso de comunidade e conexão real, o que ressoa muito mais com os consumidores modernos”, explicou Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em marketing de influência.

Apesar do declínio, o estudo mostrou que 7 a cada 10 compradores consultam os influenciadores na hora da compra e, segundo Gonçalves, isso acontece devido a conexão criada com a audiência.

“Ao compartilhar suas vidas e paixões de forma autêntica, eles criam um relacionamento de confiança que é fundamental para influenciar decisões de compra. Essa autenticidade é o que os diferencia dos influenciadores tradicionais”, completou.

O relatório também ressaltou que esse mercado é um caminho sem volta no que se refere ao marketing de influência, uma vez que o setor é avaliado em torno dos US$ 104 bilhões, com projeção para chegar na casa dos trilhões de dólares nos próximos anos, de acordo com a Influencer Marketing Hub.

Por fim, Fabio apontou o crescimento sustentável e diversificação das plataformas como pontos-chave para a expansão da Creator Economy.

“O aumento da digitalização e a crescente popularidade das plataformas de mídia social estão impulsionando esse crescimento. A capacidade dos criadores de conteúdo de atingir audiências globalmente e monetizar seu conteúdo de diversas maneiras contribui para essa expansão. Plataformas como TikTok, Instagram, YouTube oferecerão diferentes formatos e públicos. A capacidade de adaptar o conteúdo para diversas plataformas será essencial para maximizar o alcance e o engajamento”, finalizou. (propmark)

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