17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

ACAERT convida artistas plásticos para intervenção em rádios antigos

Comendador Ranieri Moacir Bertoli entregou o aparelho ao artista Luciano Martins
Últimas notícias

Para comemorar os 100 anos do Rádio no Brasil, a ABERT programou uma série de ações para lembrar a data, em parceria com as associações estaduais de radiodifusão. Uma delas foi distribuir três réplicas de aparelho antigo de rádio, conhecido como capelinha, para cada estado. A proposta é convidar artistas plásticos para que façam intervenção nos aparelhos.

Os trabalhos serão exibidos em exposição virtual, organizada pela ABERT, e participarão de escolha popular que apontará a arte mais criativa por estado. A votação on line será de 07 a 25 de setembro.

As artes mais votadas serão reunidas em uma mostra presencial, de 6 a 17 de novembro, em Brasília, período do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, oportunidade em que a ABERT comemorará 60 anos.

Além disso, a ACAERT promoverá ações sociais com os aparelhos assinados pelos artistas convidados, inclusive com exposição itinerante a ser realizada no período da Semana Estadual do Rádio.

Os artistas convidados pela ACAERT são:

Luciano Martins – Artista mundialmente conhecido. Radicado em Florianópolis há quase 30 anos, começou sua carreira em publicidade, com atuação na área criativa no mercado catarinense. Em 2012, Luciano largou a publicidade e passou a viver de sua arte. Abriu sua primeira galeria na Lagoa da Conceição. Desde então, Luciano Martins tem conquistado cada vez mais espaço no meio artístico nacional e internacional, já realizou exposição em Lisboa, Porto, Paris, Veneza, Buenos Aires e em Miami, onde foi premiado com o Grand Prix, na Arte Basel.

Caio Borges – Catarinense de Içara, artista autodidata iniciou sua busca pela arte bem cedo, desenhando e pintando. Aos vinte anos este self-made artista começou a mostrar ao mundo o fruto colorido de sua singular ideia de pintar e esculpir. Já produziu mais de 5 mil trabalhos entre pinturas, desenhos, escultura e arte em cerâmica. Reconhecido nacionalmente por explorar as formas geométricas circulares em suas obras, coleção conhecida como “os gordinhos”.

Caio Borges em sua galeria e ateliê em chácara de São Pedro de Alcântara

Xiko Bracht – Catarinense de Faxinal dos Guedes. Mudou-se para Chapecó aos 9 anos de idade. Iniciou sua carreira artística aos 17, adotando o nome XIKO BRACHT. Desde então criou e executou centenas de trabalhos artísticos. Tendo a escultura como base tem suas obras empalhadas pelo Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Participou de várias exposições coletivas e individuais, além de festivais artísticos e culturais. Cria e produz troféus exclusivos para os mais variados tipos de eventos, usando bronze, alumínio, rezinas, granitos e madeira.

Xiko Bracht*(ao centro) recebeu a “capelinha” do vice-presidente de Normas e Técnicas da ACAERT, Rodrigo Nardino e do vice-presidente Regional Oeste, Fábio Bigolin
Mais notícias para você
Últimas notícias

Gean Loureiro inicia a peregrinação pelo Oeste, meio Oeste e região serrana

O candidato ao Governador do Estado pelo União Brasil, Gean Loureiro, estará novamente cumprindo agenda de compromissos e visitas...