Portal Making Of

ACI repudia decisão judicial contra repórter que denunciou intimidação no caso Ferrer

Mariana relatou ter sido dopada e, então, estuprada no beach club Cafe de La Musique, onde trabalhava como embaixadora (Foto: Reprodução)

No fim da tarde de ontem, 15, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lançou uma nota repudiando a condenação da repórter Schirlei Alves pelo uso do termo “estupro culposo” em uma matéria sobre o caso Mari Ferrer, no site The Intercept Brasil. A comunicadora recebeu uma pena de seis meses de detenção, em regime aberto, mais uma multa no valor de 400 mil reais.

 

Confira o comunicado na íntegra:

“A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista manifesta sua indignação e revolta com a decisão judicial, assinada pela juíza Andrea Cristina Rodrigues Studer, da 5ª Vara Criminal de Florianópolis, que condenou à prisão e pagamento de indenização a jornalista Schirlei Alves por crime de calúnia e difamação.

O “crime” da jornalista: revelar ao País a humilhação a que foi submetida a jovem Mariana Ferrer, por parte do advogado de defesa do homem a quem acusou de estupro, sem que o advogado tenha sido impedido pelo juiz de seguir com as graves ofensas proferidas na audiência. A situação foi registrada em vídeo e serviu como prova para a punição (muito mais branda) do juiz, esta semana.

A reportagem, que provocou grande repercussão em todo o Brasil, foi veiculada pelo Intercept Brasil, que usou a expressão “estupro culposo” para explicar de forma simplificada ao público leigo as razões pelas quais o Ministério Público rejeitou a acusação de estupro. Pela repercussão, Schirlei vem sendo perseguida desde então, com perdas profissionais e pessoais.

A Associação Catarinense de Imprensa se solidariza com a repórter e informa que colocou sua estrutura e rede de apoio para buscar reverter a decisão judicial que fere gravemente a liberdade de imprensa.

Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa”

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Jogos, interino, varinha de mágico

1 – Brasileiros de futebol Sexta, o Avaí está em Belém para enfrentar o Paysandu, às 19h; sábado, será Chape x América às 16h; domingo,

Leia mais

Jogos, interino, varinha de mágico

1 – Brasileiros de futebol Sexta, o Avaí está em Belém para enfrentar o Paysandu, às 19h; sábado, será Chape x América às 16h; domingo,