Nesta semana, nos dias 8 e 9 de maio, Florianópolis será palco de um dos maiores eventos empresariais do país, em comemoração aos 110 anos da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Com o tema “ACIF 110 anos – O maior encontro de associativismo e empreendedorismo do Brasil”, o evento acontece no CentroSul e promete ser uma vitrine do potencial inovador da cidade e da força do associativismo.
A programação inclui dois dias intensos de conteúdo, conexões e experiências transformadoras. Estão confirmadas presenças de nomes como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza e Grupo Mulheres do Brasil), Sônia Hess (ex-Dudalina), Roberto Funari (ex-CEO da Alpargatas-Havaianas), Richard Stad (CEO da Aramis), Bianca Juliano (ex-XP e autora de O Mínimo Esforço), Camila Renaux (embaixadora da Meta), Elton Deretti (Santa Lolla), Marco Aurélio Almada (Sicoob), a economista Zeina Latif e o comentarista político Caio Coppolla, entre outros.
A plenária principal será dividida em dois dias. Na quinta-feira, 8 de maio, a partir das 13h30, Bianca Juliano abre com a palestra “Como alcançar grandes resultados com leveza e intencionalidade”, seguida por Roberto Funari, que trará uma reflexão sobre os desafios da liderança intergeracional. Na sequência, Luiza Helena Trajano e Sônia Hess participam de um painel especial sobre o protagonismo feminino no empreendedorismo, e Elton Deretti encerra o dia com insights sobre crescimento sustentável. Já na sexta-feira, 9 de maio, a partir das 14h, Richard Stad aborda como liderança e cultura organizacional podem ser motores de transformação, e Marco Aurélio Almada encerra a programação com uma palestra sobre o papel da cooperação no desenvolvimento econômico.
Feira de negócios
Ao longo do evento, o público poderá visitar a Feira de Networking, com estandes de empresas e instituições como Celesc (energia), Sicoob (cooperativa financeira), instituições de educação, Jomani (indústria moveleira), Facisc (federação empresarial) e núcleos da própria ACIF. Haverá também uma trilha gamificada, mini rodadas de negócios, oficinas interativas e ativações. Salas temáticas simultâneas trarão iniciativas como o FACISC Day, o Empreender GO e o Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJ), promovido pelo CEJESC.
Lançamento do livro
Um dos momentos mais simbólicos será o lançamento do livro Associados Pela Vida, de Carlo Manfroi, que eterniza o protagonismo da ACIF durante a pandemia com relatos e bastidores das ações coordenadas pela entidade no enfrentamento da crise. A obra, com contribuições de diversos protagonistas da época, incluindo Rodrigo Rossoni — presidente da ACIF entre 2019 e 2023 e atual presidente do Conselho Superior da entidade —, será lançado durante a celebração dos 110 anos da ACIF, nos dias 8 e 9 de maio, no CentroSul, em Florianópolis.
O livro relata, em detalhes, as estratégias e iniciativas que marcaram o período mais crítico da pandemia. Entre elas, estão ações emblemáticas como a Aliança Pela Vida, o Pacto Floripa e o Reage SC, que mobilizaram recursos e pessoas em torno de um objetivo comum: proteger vidas, manter empregos e garantir a sobrevivência dos negócios locais.
Entrega de medalhas
A tradicional entrega das Medalhas ACIF e a posse da nova diretoria acontecerão na noite do dia 8, às 19h. Serão homenageados Ruth Gerber e a Polícia Militar de Santa Catarina com a Medalha Coronel Emílio Blum; Café Cultura e Softplan com a Medalha Carl Franz Albert Hoepcke; e Valério Gomes com a Medalha Ordem do Mérito Empresarial.
Talk entre prefeitos
Outro destaque será o painel inédito com os prefeitos Rodrigo Manga (Sorocaba) e Topázio Neto (Florianópolis), também no dia 8, às 19h. Reconhecidos nacionalmente por sua presença marcante nas redes sociais, eles participam juntos de um bate-papo provocativo e bem-humorado sobre inovação na gestão pública, engajamento digital e as boas práticas que colocaram suas cidades no radar nacional.
“Queremos reunir o Brasil em Florianópolis. Nosso objetivo é transformar o evento em uma grande vitrine do que temos de melhor: inovação, empreendedorismo, cooperação e a força do associativismo”, afirma Célio Bernardi, presidente da ACIF.