De 26 a 30 de maio, o Sebrae/SC promove a 16ª edição da Semana do MEI, com atividades voltadas para microempreendedores individuais em todo o estado. A programação inclui palestras, oficinas, cursos gratuitos e consultorias presenciais em mais de 160 municípios, além de conteúdo online. Em Florianópolis, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) será um dos principais pontos de apoio da capital, com ações concentradas no HUB Ingleses.
Com foco em capacitação e formalização de negócios, a ACIF participa da iniciativa, oferecendo atividades práticas e gratuitas. Na terça-feira, 27 de maio, será realizada a oficina “Impulsione suas Vendas com WhatsApp Business e Instagram”, das 8h às 12h. Já na quarta-feira, 28 de maio, no mesmo horário, acontece a oficina “Declaração Anual e Imposto de Renda para MEIs”, com orientações para o correto preenchimento e envio das obrigações fiscais.
Plataforma digital da ACIF apoia gestão e crescimento do MEI
Conforme levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Santa Catarina é o 6º Estado com maior número de MEIs ativos, concentrando 5,4% do total nacional. A Grande Florianópolis é uma das regiões com o maior volume de microempreendedores individuais no estado, com mais de 147 mil CNPJs ativos de pequenos negócios, sendo 55,4% deles registrados como MEI.
Na capital catarinense, os microempreendedores individuais representam aproximadamente 15% dos associados da ACIF. Para apoiar esse público, a entidade desenvolveu a Área MEI, uma plataforma digital que reúne, em um único ambiente, ferramentas essenciais para facilitar a rotina de gestão empresarial.
Entre os serviços oferecidos estão:
-
Emissão ilimitada de notas fiscais e recibos
-
Geração de boletos DAS-MEI em um só lugar
-
Abertura e gerenciamento simplificados do MEI
-
Controle financeiro e relatórios personalizados
-
Cadastro de clientes e fornecedores
-
Suporte para tributação descomplicada
“O objetivo da ACIF com a criação da Área MEI é entregar uma ferramenta robusta, que permita ao microempreendedor individual mais organização e autonomia, além de impulsionar seu crescimento”, afirma Célio Bernardi, presidente da ACIF.