Portal Making Of

Ada de Luca diz não para o governador eleito Jorginho Mello

A deputada estadual Ada de Luca (MDB), que disputou uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de 2022 sem sucesso, recebeu o convite do governador eleito Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Mas a emedebista preferiu dizer não ao convite de Jorginho e deve ser mais um nome importante do MDB que parece querer a aposentadoria, como vai acontecer com os deputados Rogério Peninha Mendonça e Moacir Sopelsa.

Ada, que vai concluir o quarto mandato na Assembleia Legislativa, foi convidada para essa pasta por já ter assumido o cargo por duas oportunidades, entre 2011 e 2018 nos governos Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Pinho Moreira (MDB).

Jorginho Mello vai começar a divulgar os escolhidos do seu secretariado somente a partir de 1º de dezembro, mas alguns nomes já surgem com força para algumas secretarias.

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) aparece com força para a Secretaria de Saúde.  Para a Educação, o nome do professor Aristides Cimadon, atual presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), surge como o preferido para assumir essa pasta.

A Associação das cooperativas de Santa Catarina deve indicar o nome do ex-deputado federal Valdir Colatto para a Secretaria de Agricultura. Ele é engenheiro agrônomo e tem experiência no setor e durante muitos anos esteve filiado no MDB e hoje está no PL, partido de Jorginho.

Jair Bolsonaro indicou Silvinei Vasques, que é Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, para a secretaria de Segurança Pública. O que pode atrapalhar Vasques é o pedido de afastamento dele do cargo e uma condenação por improbidade administrativa, feito pelo Ministério Público Federal, por entender que Silvinei fez uso indevido do cargo para favorecer a candidatura à reeleição do presidente da República.

Já na futura Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, que hoje é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o nome virá da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina),

Jorginho já afirmou que vai criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia, hoje vinculada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, e o chefe dessa pasta será indicado pela Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

FOI SONDADO

Quem foi sondado para uma indicação para assumir a Santur foi o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva. Ele confirmou que o deputado estadual Ivan Naatz (PL) e outro deputado da região perguntaram para ele se aceitaria assumir o cargo para que seu nome fosse indicado para Jorginho Mello.

Neiva respondeu que aceitaria assumir a Santur, caso seja convidado. Ele ainda trata essa indicação como especulação, mas disse ficar feliz por ter sido lembrado e que se não acontecer, vai continuar o trabalho na cidade de Itajaí.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais