O último trimestre de 2024 antecipou o cenário de compras que será visto este ano: consumidores mais equilibristas, escolhendo o melhor canal para manter o número de categorias no carrinho – mesmo que isso signifique comprar menos por conta de um tíquete de preço mais alto. É o que aponta o estudo Consumer Insights 2024, da divisão Worldpanel da Kantar.
O maior exemplo desse comportamento é visto nas pessoas com menor poder aquisitivo. Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, as classes D e E aumentaram em 11% o número de canais visitados, mas apresentaram queda de 9% no volume por viagem.
Apesar do mix de canais, o atacarejo segue como destaque entre as escolhas dos brasileiros. Sua penetração no médio prazo (entre o último trimestre de 2023 e o último trimestre de 2024) cresceu 12 pontos percentuais, a maior no período, representando + 6,9 milhões de novos compradores no canal.
O estabelecimento ainda desponta por se adaptar e ocupar novos espaços na cesta do consumidor. Entre o último trimestre de 2023 e o mesmo período do ano seguinte, a contribuição de crescimento desse canal foi de 5% em missões maiores, que são suas fortalezas, mas também começou a se destacar em produtos premium, missões menores (+2%) e em compras realizadas nos 10 primeiros dias do mês, que representam 42,8% do valor gasto no atacarejo.
Outro canal que merece visibilidade é o e-commerce. Ele mantém crescimento acelerado e expande seu espaço em todos os formatos, com destaque para WhatsApp, que teve penetração de 16% em 2024. As cestas com maior ganho em penetração neste meio de acesso, por sua vez, são Bebidas (+3 p.p.), Higiene & Beleza (+1 p.p.) e Comida para animais de estimação (+1 p.p.).
Ainda é importante ressaltar que o consumidor do e-commerce está mais propenso a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Prova disso é que, dentro da categoria premium, eles estão dispostos a gastar, em média, duas vezes mais do que em outros canais.
O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis, fornecendo uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para este estudo, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).