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Almoçar fora pesa mais no bolso e transforma rotina de consumo dos brasileiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Almoçar fora de casa ficou 22,1% mais caro no Brasil no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel, o gasto médio por ocasião chegou a R$ 35,40. Como consequência, houve queda de 2,7% nas ocasiões de consumo fora do lar e ganho de 1,5% nas refeições dentro de casa.

“O almoço se consolidou como um momento-chave para entender as mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros no início de 2025. O consumidor está redesenhando suas escolhas de consumo ao longo do dia a fim de equilibrar necessidade e orçamento – e isso se reflete diretamente nas decisões sobre onde e como almoçar”, comenta Manoel Paiva, Gerente Sênior da Worldpanel.

Ainda assim, o tradicional PF (prato feito) segue como uma escolha popular fora de casa, motivada principalmente por dois fatores: “matar a fome” e “hábito”. Nesse contexto, o consumo de carne bovina cresceu 19,3 pontos percentuais, refletindo a preferência do brasileiro por refeições mais reforçadas mesmo diante do aumento de preços.

Dentro dos lares, a busca é pela praticidade. As ocasiões com pratos e lanches prontos cresceram 1 ponto percentual, enquanto as com tempo de preparo de até 30 minutos saltaram 5,7 p.p. Carnes bovinas e frango também ganharam espaço na rotina alimentar, com crescimento de 0,6 p.p. cada, reforçando a valorização de proteínas tradicionais.

O estudo ainda revela uma desaceleração no crescimento do consumo fora de casa. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2023, a alta era de quase 26%. Já na comparação do primeiro trimestre deste ano com o do ano passado, esse acréscimo fica apenas em 13,5%.

O Consumer Insights, realizado pela Worldpanel, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo dos brasileiros, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para esta edição, foram consultadas sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

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