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Amin afirma que SC pode ganhar a chance de ter um hot point

O senador Esperidião Amin participou na manhã de quarta-feira, 23, de uma reunião remota entre a CCR Aeroportos, prefeitura de Navegantes e autoridades da região, para tratar da ampliação e modernização do aeroporto de Navegantes.

Isso porque a CCR, que administra o terminal, vai investir para o crescimento deste importante canal para a economia de Santa Catarina. O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros com 12 mil metros quadrados, com mais opções para alimentação e varejo e 3 pontes de embarque de passageiros.

Contará também com a ampliação do pátio para até nove aeronaves simultâneas, 50% a mais do que o pátio atual, aumentando o número de vagas para pernoites de aeronaves, capacidade esta essencial para aumentar os voos, em especial na alta temporada, quando chega a receber 68 voos por dia, e fica com o pátio de aviões lotado.

O aeroporto também será contemplado com a Cidade de Hangares de Navegantes, um projeto inovador que oferecerá nove áreas para construção de hangares para aviação geral e a aviação executiva.

“A partir de agora nós sabemos que o melhor pode ser alcançado. Mas vai exigir muita paciência, negociação, definição e detalhamento. Para cada compromisso que uma parte assume tem que haver reciprocidade. Essa vai ser uma negociação que nós vamos ter que conduzir com a parceria do governo do estado, bancada federal e, acima de tudo, das forças vivas da região e de Santa Catarina, porque nós estamos ganhando a chance de ter um ponto quente, um “hot point” como se chama em matéria de logística que nós considerávamos perdidos. Para conquistar, vamos ter que nos unir e trabalhar com inteligência e paciência”, disse Amin.

CONTORNO VIÁRIO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Durante a sabatina na comissão de Infraestrutura que indicava dois diretores para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o senador Esperidião cobrou dos futuros diretores a falta de compromisso com as rodovias de Santa Catarina e do país.

Amin voltou a citar a falta com o Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Nós temos um histórico de lombo doído pela falta de eficácia na fiscalização de uma concessão no Estado. Nós temos uma concessão federal assinada em 2008 que previa a conclusão do Contorno Viário em fevereiro de 2012”, relatou.

Para o senador, essa obra continua com um ritmo anormal e desequilibrado. “Foi em função desse desequilíbrio que apresentamos o requerimento, para que nós chamemos o Tribunal de Contas da União e a ANTT, porque, do jeito como está assinado o aditivo da fiscalização da obra, a empresa só será multada uma vez por ano, só no aniversário da concessão. Hoje nós sabemos que o ritmo da obra é anormal, mas não se pode fazer nada! Está na cara!”, disse Amin.

Pelo eventograma, em outubro, um deles, o do Alto Aririú, entre a conexão da BR-282 com o contorno, deveria ter 70% da obra executada, está com 28%. “Como é que vai cumprir um cronograma que prevê a conclusão da obra para dezembro de 2023? A obra está paralisada! Ela não está com ritmo lento, está paralisada desde abril”, indagou Esperidião.

A Trombeta, que é o extremo sul, deveria estar com 82% da obra executada em outubro, está com menos de 30%, paralisada.

Amin finalizou a sua manifestação, alertando que os novos diretores indicados precisam contribuir, para concluir, para que o processo de concessões não se desmoralize de uma vez.

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