Portal Making Of

Amin mostra preocupação com a conclusão do Contorno da Grande Florianópolis

O senador Esperidião Amin participou nessa sexta-feira, 24, da reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES). No encontro realizado na Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), Amin fez uma apresentação da atual situação das obras do Contorno da Grande Florianópolis, prevista para ser entregue em dezembro deste ano.

Durante a apresentação, Esperidião Amin alertou que o trecho do encontro do Contorno com a BR-282, no Alto Aririú, e a Trombeta, na chegada da BR-101 no Trecho Sul, ainda são os principais pontos críticos que causam preocupação com o cronograma das obras.

“Mais do que nunca nós temos que nos unir porque está ao nosso alcance, dá para concluir, inclusive em dezembro deste ano. Por isso, a fiscalização tem que ser ainda maior. Todos nós temos que fiscalizar sabendo que existem pontos críticos. Nós temos que ficar pressionando para saber o que está acontecendo e o que está deixando de acontecer para nos aproximarmos de dezembro deste ano. Vamos ser bem claros: dá para fazer até dezembro, fazer a obra funcionar, e na pior das hipóteses, nós estaremos mais perto da conclusão. Isso se fiscalizarmos!”, destacou Esperidião Amin.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encaminhou via relatório na noite de ontem, a avaliação do avanço físico previsto e realizado, considerando a conclusão em dezembro de 2023.

Em relação ao Trevo BR-282 km 228, o relatório informou:

As atividades de pavimentação, entre alças, ramos e rotatórias, deverão ocorrer durante o segundo semestre/23, bem como o término das atividades de implantação dos elementos de drenagem superficiais, dispositivos de segurança, sinalização e obras complementares, garantindo o cumprimento do prazo final previsto para conclusão das obras, o qual estão dentro da previsão média de produção do contorno de Florianópolis.

Em relação ao Trevo BR-101, o relatório informou:

As atividades de construção dos aterros (em andamento) nos demais ramos do trevo estão em conclusão prevista ainda durante o primeiro trimestre /23, enquanto as atividades de pavimento serão concluídas durante o último trimestre/23, concomitante às demais atividades conclusivas.

Eles concluíram que das 33 obras avaliadas, 17 estão em nível inadequado de avanço físico. Tem-se ainda que 8 obras já estão concluídas e 14 estão em nível adequado de avanço físico, podendo ser finalizadas até dezembro de 2023.

Conforme apresentado no plano de providências da Autopista Litoral Sul, as atividades restantes para os elementos das obras terão conclusão dentro do prazo previsto, levando em consideração que os avanços são similares aos picos de produção já aferida em obra similar, como o Tronco no KM 184+50 a 196+87.

Para o Trecho Sul, as atividades previstas, entre pavimento, drenagem, dispositivos de segurança, sinalização, deverão ocorrer durante o último trimestre/23, em atendimento ao prazo final previsto. Posteriormente irão ocorrer obras complementares para conclusão da obra.

Em conclusão esta SUROD realizará mensalmente a análise dos avanços físicos dos elementos das obras baseado nas curvas S, apresentada pela ALS, sendo a alternativa mais adequada para a análise real do avanço das obras.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais