Portal Making Of

Amin quer explicações do ministro Alexandre de Moraes

Enquanto a Câmara dos Deputados aprova uma homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e a Câmara de Vereadores de Criciúma envia um ofício homenageando o magistrado pelo trabalho nas eleições, o senador Esperidião Amin (PP) segue no caminho inverso.

Amin subscreveu requerimento dos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Podemos-CE) para a realização de sessão de debate com o ministro Alexandre de Moraes com a intenção de que ele compareça no plenário do Senado Federal para esclarecer as questões referentes às Eleições Gerais de 2022.

A justificativa do requerimento diz que “é indiscutível que o Brasil viveu recentemente o pleito eleitoral mais acirrado e polarizado da sua história, principalmente no que se referiu à escolha do chefe do Poder Executivo”.

Mesmo com o aparente desfecho do conturbado processo eleitoral, grande parcela da população ainda tem se sentido incomodada e demonstrado preocupação de como aconteceu o seu desenrolar.

Nesse sentido, várias questões como as que envolvem a segurança das nossas urnas eletrônicas, o funcionamento do sistema de totalização de votos de todo o eleitorado brasileiro e a informação que eleitores que votaram no lugar de outros.

Também querem esclarecer a enorme discrepância entre os dois candidatos, da quantidade de inserções da propaganda eleitoral no rádio e o desconforto na relação entre o Poder Executivo e o Judiciário, em especial o Tribunal Superior Eleitoral.

O Próprio Ministério da Defesa quando recentemente esteve em audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, identificou diversos pontos em que seriam necessárias algumas ações por parte do corpo técnico do TSE para aperfeiçoar o sistema eletrônico de votação, visando deixá-lo mais confiável e trazendo mais tranquilidade para os eleitores quanto a sua inviolabilidade.

Os senadores vão esperar a resposta do Ministro Alexandre de Moraes para depois marcar data e horário para os possíveis questionamentos. Como o recesso dos senadores deve começar no início de dezembro, essa sessão deve acontecer somente em 2023.

ESPERIDIÃO É O NOVO PRESIDENTE DA CRESF

O senador Esperidião Amin foi eleito nesta quinta-feira, 10, o novo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. Seu mandato vai até fevereiro de 2023, uma vez que o cargo estava vago após a licença da ex-presidente Katia Abreu, e do retorno à suplência de Margareth Buzetti (MT), que havia substituído Kátia.

Amin lembrou que sua gestão à frente da CRE “será curta, mas temos uma pauta muito relevante para tratar nos próximos 30 dias”. Ele se referiu às 19 indicações de diplomatas para postos de representação do Brasil no exterior e à votação de 15 acordos internacionais, entre eles um complexo acordo de cooperação no setor de defesa com a Ucrânia.

Sobre a indicação dos diplomatas, Amin disse que este é o momento de o Itamaraty dar um grande exemplo de espírito público ao país, fazendo um apelo para que as 19 indicações sejam fruto de consenso entre a equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a atual gestão comandada por Jair Bolsonaro (PL).

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais