23.6 C
fpolis
21.8 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

Anatel determina desligamento de 5 milhões de ‘gatonets’ em uso no País

Reprodução
Últimas notícias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nessa quinta-feira, 9, que vai bloquear as caixinhas de TV clandestinas, usadas para receber de forma ilegal o sinal da televisão por assinatura e serviços de streaming. Segundo a agência, cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos estão em uso no Brasil e serão desligados.

O desligamento será feito de forma remota. Ao identificar uma rede pirata, a Anatel notificará o provedor de internet, que irá corta o sinal para o aparelho.

Um estudo feito pela agência identificou que esses equipamentos oferecem risco à rede de computadores e aos próprios usuários. Os criminosos podem acessar dados da rede residencial, inclusive informações bancárias.

Sem necessidade de assinatura, essas caixas custam em média R$ 400, de acordo com a Anatel. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, a pirataria custe R$ 15 bilhões em receitas perdidas.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Pequenas empresas respondem por 8 em cada 10 empregos criados em 2023

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - a partir de dados do...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }