Portal Making Of

Antaq decide a vencedora e Porto de Itajaí deve iniciar as operações já em janeiro de 2024

Itajaí, Santa Catarina, Brazil Circa March 2022: Aerial view of APM Terminals Itajaí and its urban surroundings

Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, disse que a previsão é que as operações de navios de contêiner no Porto de Itajaí sejam retomadas no início de 2024.

O porto está há quase um ano sem operar contêiner e estava aguardando a definição da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) pela escolha da empresa vencedora do processo de arrendamento transitório, num contrato de dois anos.

Após ter desclassificado a primeira e a segunda colocadas, em 2 e 20 de outubro, a comissão de licitação da Antaq tinha convocado a Teconnave Terminal de Contêineres (Navegantes), terceira colocada, que apresentou a proposta de 35 mil TEUs/ (unidade de containers de 20 pés) mês.

Veiga explicou que o que ainda impedia a volta do funcionamento do Porto eram os recursos da primeira, segunda e quarta colocadas. Mas na noite de terça-feira, 21, a Antaq voltou atrás na decisão anterior e homologou a Mada Araújo Asset Management Ltda, que tinha sido a segunda colocação e uma das três desclassificadas da concorrência pública.

A proposta da Mada Araújo foi de 44 mil TEUs por mês e acabou sendo a vencedora porque, depois da análise dos documentos, ficou comprovado que ela tem capacidade operacional de operação e também há capacidade econômica e relações comerciais para gerir o Porto de Itajaí.

O único imbróglio jurídico pendente para a homologação de todo o processo é uma representação da empresa MMS Empreendimentos e Livramento Holding S/A no Tribunal de Contas de Santa Catarina, que deve ser analisado nos próximos dias.

“Conversei, na terça-feira à tarde, com o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, e ele pontuou a extrema prioridade que a agência tem concedido ao assunto. Esperamos que, ainda neste mês, seja possível assinar com a vencedora para já iniciar o processo de alfandegamento do terminal de contêineres”, declarou.

Ele ressaltou que esse processo tende a ser rápido porque o sistema de segurança e outros equipamentos já estão instalados, que foram doados pela APM Terminals, antiga operadora do terminal.

“Esperamos já no início de 2024, ou seja, daqui a uns 45 dias, operar navios de contêineres”, prevê Fábio da Veiga.

Outro assunto abordado foi a execução da segunda etapa da bacia de evolução do porto, que permitirá receber navios de 400 metros de comprimento. O superintendente informou que essa obra será feita pelo arrendatário definitivo (contrato de 35 anos).

Ele afirmou também que a draga que fará a manutenção da profundidade do canal de acesso e da bacia de evolução já chegou e vai trabalhar pelo menos 45 dias para alcançar a profundidade contratada.

REFLEXOS NO PORTO DE IMBITUBA

A situação do Porto de Itajaí tem afetado a operação no Porto de Imbituba, que passou a receber um elevado número de contêineres. Com isso, houve morosidade no atendimento e na liberação das cargas.

A Santos Brasil, que opera o terminal de contêineres de Imbituba, explicou que, entre os desafios que geraram morosidade, estão o processo documental de liberação de mercadoria, o excesso de contêineres que pressionou a estrutura de movimentação e o transporte de cargas.

A empresa salienta que o terminal nunca deixou de entregar uma carga e que tem mais de 40 funcionários do terminal de Santos que estão trabalhando em Imbituba para dar celeridade.

Ficou definido que a Fetrancesc e a Santos Brasil vão reunir-se para buscar uma solução para a questão do transporte. A Fiesc solicitou a elaboração de um relatório sobre a situação e se colocou à disposição para mobilizar a indústria para a solução do entrave.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais