Portal Making Of

Apenas 5 pontos percentuais separam Lula de Bolsonaro no Datafolha

O Datafolha divulgou no fim da tarde desta sexta-feira, 14, uma pesquisa encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de São Paulo. O resultado apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos nesse segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.

Esse levantamento foi feito nos dias 13 e 14 de outubro e os resultados são referentes a intenção de voto no momento das entrevistas com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável e se a eleição fosse hoje, Lula teria 53% dos votos válidos e o presidente Bolsonaro teria 47%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno Lula recebeu 48,4% dos votos (57.259.504 votos) e Bolsonaro ficou com 43,2% dos votos (51.072.345 votos) dos brasileiros. Os demais candidatos somaram 8,7% dos votos no primeiro turno.

Este é o segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Foram entrevistadas 2.898 pessoas em 180 municípios nos dias 13 e 14 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.

Veja o gráfico da intenção de voto dos entrevistados:

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em