Portal Making Of

Apple Brasil é multada em R$ 100 milhões por venda de iPhone sem carregador

Reprodução/Shutterstock

A Apple Brasil recebeu uma multa de R$ 100 milhões por vender iPhone sem carregador. A decisão é do juiz Caramuru Afonso Francisco, da 18ª Vara Cível, que também mandou a empresa entregar carregadores a todos os clientes que compraram os celulares da marca a partir de 13 de outubro de 2020 e ainda vender o item junto para novos consumidores que comprarem os telefones móveis.

Ao determinar o pagamento da indenização, o juiz Caramuru afirmou que “é evidente que, sob a justificativa de uma ‘iniciativa verde’, impõe a requerida [Apple] ao consumidor a necessária aquisição de adaptadores que antes eram fornecidos juntamente com o produto”.

“Tem-se caso evidente de venda casada, ainda que às avessas, pois não se vende o produto mediante a aquisição do outro, mas, o que, na prática, é o mesmo, somente se pode utilizar o produto se se adquirir o outro”, acrescentou o magistrado.

Cabe recurso contra a sentença de primeira instância. Por meio da Assessoria de Imprensa, a Apple Brasil informou que vai recorrer.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais