O apresentador Anton Krasovsky, da rede de televisão RT, na Rússia, foi demitido após sugerir afogar e queimar crianças ucranianas durante programa, transmitido aos domingos de manhã.
Segundo a Agence France-Presse, Krasovski, de 47 anos, pediu para “jogar” essas crianças “diretamente em um rio com uma correnteza forte” ou “queimá-las em uma cabana”.
Krasovsky conversava com o autor russo Sergei Lukyanenko quando falou sobre as crianças ucranianas. Ele chegou a fazer uma mímica mostrando como seguraria uma criança pelo pescoço e a afogaria em um rio. “Só afogue essas crianças, afogue-as no rio Tysa”, afirmou.
As falas foram ditas após Lukyanenko lembrar de uma viagem à Ucrânia na época da União Soviética e recordar das crianças, que culpavam russos pela “ocupação” do país, mas falavam o idioma do país vizinho.
“Enfiem elas dentro das cabanas e as queimem vivas. Nós vamos atirar nelas”, afirmou o apresentador em outro momento.
A demissão do apresentador foi anunciada em um comunicado publicado pela chefe da RT, Margarita Simonyan. A representante considerou as falas como “selvagens e repugnantes”.
Nas redes sociais, Krasovski pediu desculpas dizendo que estava “verdadeiramente envergonhado”. E acrescentou: “Peço desculpas a todos aqueles que ficaram apavorados com isso” e que consideraram essas palavras “selvagens, impensáveis”.
Anton Krasovsky, diretor de programação da TV estatal russa RT: pic.twitter.com/Etb1Jr2ikX
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) October 24, 2022