O percentual do faturamento das empresas atuantes no Brasil que é investido em marketing, comunicação e publicidade se mantém estável, na casa dos 3,5%. Esta é uma das constatações da 9ª edição do relatório bianual Agency Scope, recém-concluído pela consultoria espanhola Scopen e divulgado pelo site Meio & Mensagem.
Em 2022, o estudo entrevistou 785 profissionais, abordados de maio a setembro, sendo 372 executivos de marketing, atuantes em 272 empresas, e 413 publicitários de 86 agências instaladas no Brasil.
A Scopen faz pesquisas similares regulares em outros dez mercados: África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Índia, Reino Unido, México e Portugal.
A pesquisa pede que os executivos de marketing avaliem as agências de publicidade considerando 13 atributos, sendo que os mais valorizados são criatividade eficaz, planejamento estratégico e boa equipe de profissionais.
Em termos de percepção de mercado, as agências mais bem classificadas no estudo foram, nessa ordem, Africa, Soko e Publicis. Já em relação à Atratividade, que define aquelas agências que os executivos de marketing convidariam para participar de uma concorrência, lidera o ranking a Africa, seguida da Soko e da AlmapBBDO.
Veja, abaixo, as agências mais bem classificadas nos diferentes quesitos do Agency Scope 2022: