28.3 C
fpolis
28.3 C
fpolis
sábado, 3 fevereiro, 2024

Assuntos do fim de semana repercutem na homenagem à Luciane Ceretta

Últimas notícias

Na noite de segunda-feira, 4, a professora Luciane Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) e presidente da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), recebeu o Título de Cidadã Catarinense no plenário Osni Régis, na Assembleia de Santa Catarina

Mas um dos assuntos mais comentados da noite foi a fala do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), que foi quem propôs a homenagem, no encontro do PSD na cidade de Içara.

Lá, Júlio apresentou o secretário Arleu da Silveira como pré-candidato do seu partido a Prefeitura de Criciúma. Mas o deputado federal e secretário de Meio Ambiente do Estado, Ricardo Guidi, também luta pela indicação e acabou sendo questionado na solenidade da Alesc.

Guidi disse que a fala se tratava de uma posição individual de Júlio Garcia e não do PSD de Criciúma. Ele afirma que o partido seguirá a sugestão do ex-governador Jorge Bornhausen de se fazer uma pesquisa interna para a escolha do nome do candidato.

Botando panos quentes no assunto, Júlio Garcia foi na mesma linha e disse que era mesmo uma posição pessoal, mas que o PSD vai escolher em breve o nome em Criciúma.

Já o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, não deixou de lembrar da escolha de Guidi em aceitar o convite de Jorginho Mello (PL) para ser secretário, mesmo o PSD sendo contra. Ele diz que, como respeitou a decisão de Guidi, respeitará também a posição de Júlio Garcia e confirmou que seu partido escolherá o candidato baseado na pesquisa, mas também na capacidade de agregar mais apoios de outros partidos.

EM FLORIANÓPOLIS

No domingo, na Capital do Estado, aconteceu a festa de aniversário de Guilherme Pontes, que é o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini (UB).

No evento, o encontro mais significativo foi do secretário da Casa Civil de Florianópolis, Carlos Eduardo Souza Neves (Mamute), com o ex-governador Carlos Moisés da Silva, presidente estadual do Republicanos.

Lá eles praticamente selaram o apoio do Republicanos a candidatura do prefeito Topázio Neto (PSD) para as eleições de 2024. Fica faltando apenas os ajustes para que tudo seja sacramentado.

Isso coloca o governador Jorginho Mello (PL) numa sinuca de bico, pois será que ele entrará nessa coligação junto com Carlos Moisés?

Ambos podem ter que dividir o mesmo palanque por 45 dias, o que para Carlos Moisés não teria problema. Já para Jorginho, talvez seria um esforço maior do que ele gostaria se ter que fazer, mas se não o fizer, terá que achar um nome forte para tentar tirar o atual prefeito do Paço Municipal.

Jorginho tem encontrado muita dificuldade em achar um nome para o PL nas principais cidades de Santa Catarina. Assim como na Capital, em Blumenau e em Chapecó ele praticamente não tem ninguém e pode ser obrigado a se juntar aos prefeitos desses municípios para garantir o apoio a sua reeleição em 2026, mas sem nenhuma garantia que isso realmente vá acontecer.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jogos do fim de semana: saiba onde assistir e horários

Sábado, 3 de fevereiro de 2024 09h30 - Everton x Tottenham - Campeonato Inglês - Star+ 10h - Valencia x Almeria...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }