Portal Making Of

Avaí e Figueirense aderem a programas do TRT-SC com foco no trabalho decente

Foto: Priscila Tavares

Futebol, segurança do trabalho e aprendizagem: uma combinação que não parece tão óbvia, mas que faz muito sentido quando se lembra que atletas são, também, trabalhadores. Além disso, o espetáculo dos gramados depende da ação de muitas pessoas nos bastidores que contribuem para manter os clubes operando – e a bola rolando.

Foi esta visão que fez com que Avaí Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube, duas equipes tradicionais da capital catarinense, aderissem aos programas Trabalho Seguro (PTS) e de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC). O termo de adesão foi assinado ontem, 18, na Presidência do TRT-SC, em Florianópolis.

O ato contou com a participação da ministra Dora Maria da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho, que iniciou nesta segunda a correição ordinária no TRT-SC. “A assinatura dos convênios com o Avaí e Figueirense é uma abertura de portas para que demais times brasileiros sigam o mesmo exemplo”, afirmou

Assinaram os termos o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima; o gestor regional do PTS, desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior; a gestora regional do PCTIEA, desembargadora Maria de Lourdes Leiria; o presidente do Avaí, Júlio Heerdt, e o diretor-executivo da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Figueirense, Enrico Ambrogini.

Também participaram do ato os desembargadores do TRT-SC Roberto Guglielmetto, integrante do Comitê Gestor Nacional do PTS, Wanderley Godoy Junior e Reinaldo Branco de Moraes, gestor regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo do TRT-SC; a gerente jurídica do  Figueirense, Roberta Cardoso Faria, e os diretores jurídicos do Avaí, Tullo Cavallazi Filho e Sandro Barreto.

 

Formação de cidadãos

O presidente do Avaí relatou o processo de formação das categorias de base, que admite o ingresso de crianças a partir de nove anos nas suas atividades formativas e recreativas. A partir dos 14 anos, os jovens são autorizados a firmar vínculo com o time pelo prazo de um ano. Atualmente, o clube conta com cerca de 80 atletas de base.

Em todos os casos as crianças e jovens devem comprovar a frequência escolar e há um acompanhamento do rendimento nos estudos. “Temos uma preocupação de que sejam formados também cidadãos, não apenas atletas”, destacou Heerdt. A equipe agora dá mais um passo, ao iniciar os trabalhos de base para formação das futuras atletas do futebol feminino.

A gestora regional do PCTIEA ressaltou uma feliz coincidência em sua fala: “O Figueirense foi fundado em 12 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Fazer uma parceria com estes clubes centenários agrega muito aos programas”, afirmou a desembargadora Maria de Lourdes Leiria.

O estímulo à aprendizagem também se insere no cotidiano das equipes de futebol, como relatou a gerente jurídica do Figueirense. Roberta Faria expôs que o clube hoje oferece vagas em seus quadros administrativos, como financeiro e marketing, o que oportuniza aos jovens não apenas uma experiência profissional, como também formativa.

 

Preocupação estendida

O gestor regional do PTS enfatizou que a preocupação com os trabalhadores atletas – que fazem jus a uma série de direitos como a contratação de seguro de vida e de acidentes pessoais – estende-se à cadeia de prestadores de serviços existente em torno do futebol.

“As contratações para a prestação de serviços temporários e eventos promovidos pelos clubes, por exemplo, e que abrangem trabalhadores de diversos setores, também são objeto de atenção do  Programa Trabalho Seguro”, explicou Pasold Júnior.

 

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-SC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Um tiro na eleição americana

Logo após o tiro de AR-15 ter acertado a orelha direita de Donal Trump em comício ontem, 13, em Butler, Estados Unidos, começaram as interpretações

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton