Portal Making Of

Blumenau e Florianópolis podem ter aumento no número de vereadores a partir de 2025

O pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Almir Vieira (PP), que aconteceu na tarde de quinta-feira, 16, no legislativo da cidade chamou a atenção de muita gente.

Ele disse que tomou a decisão de fazer visitas em várias Câmaras de Vereadores que são referência em Santa Catarina e começou pela Câmara de Florianópolis.

Almir Vieira começou a fazer comparações sobre as duas casas legislativas e disse que em Blumenau o Ministério Público determinou que, o número de comissionados tem que seu o mesmo de efetivos, mas em Florianópolis há 90 cargos de carreira e 200 cargos comissionados.

Na Câmara de Florianópolis há dez assessores para cada vereador e em Blumenau tem três e o vereador disse que “Blumenau está com medo e quer tirar mais um porque a mídia fala”.

Mas a informação mais pertinente dita pelo presidente da Câmara de Blumenau foi que, em conversas com funcionários da Câmara de Florianópolis, soube que o número de legisladores lá vai aumentar. Hoje a Câmara da Capital tem 23 vereadores e, segundo Almir, vai subir para 25.

Já há uma movimentação interna no legislativo blumenauense para passar dos atuais 15 vereadores para 21 e, posteriormente, para 23 legisladores já para o próximo mandato que se inicia em 2025.

“É, Blumenau também quer aumentar, mas não passa, não passa. Se botar alguém da mídia ou qualquer um que chegar aqui e berrar, o vereador sai correndo. Me perdoem a minha fala, estamos vivendo numa cidade terceira maior do estado com vereadores, com parlamentares que pensam como uma cidade de cinco mil habitantes”.

No aparte do vereador Adriano Pereira, do PT, ele também sugeriu que se discuta na Câmara de Blumenau o Orçamento Impositivo, que é a reserva de uma porcentagem do orçamento anual da cidade para que os próprios vereadores decidam onde será investido a verba.

Outra comparação de Almir Vieira foi com a Câmara de Vereadores de Maceió (AL), onde Blumenau dá 90 litros de gasolina por mês para cada vereador. Em Maceió, segundo Vieira, o vereador tem dois carros e 2 mil litros de gasolina por mês. “Nós aqui economizamos para o Norte gastar, é isso aí”.

No fim da sua fala, ele disse que “tá na hora de começar a criar coragem, pois quem vem para cá tem coragem de vim, então tem que ter coragem de assumir as coisas, tem que ter coragem de ir para frente e dizer eu faço isso porque é o certo e eu tomo a decisão e vou até o final”.

Almir Vieira informou que vai promover muitas mudanças até o fim do seu mandato e que a Câmara de Blumenau vai virar referência no Vale do Itajaí. “O que eu aprendi lá na Câmara de Florianópolis eu vou passar pra todos”, finalizou.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais