Portal Making Of

Bora, Brasil! Copa, moda, festa e hexa

Em dia de jogo do Brasil, Pamela Leonel, proprietária da loja Mude, mostra o ensaio da sua coleção em clima de Copa!

Esquentando para a partida contra a Suíça, que acontece nessa segundona, a empresária promoveu a produção com fotógrafa Camila Machado no estádio da Ressacada, ao lado da jornalista Cacau Corazza e da maquiadora e influencer Juliana Xavier.

*****

*****

Ginga    Foto Caio Graça

Falando em Copa, Lucas Pedroso e Luisa Regazzi escolheram a Arena Ginga, sob a ponte Hercílio Luz, para festarem e assistirem os jogos do Brasil.

*****

*****

Segue o baile    Foto Laureci Cordeiro

Já o casal de dentistas Daniel e Fernanda Malta optaram em assistir o Brasil na Copa do Mundo no pátio do Square SC,  na SC 401.

*****

*****

Viñeros expande suas wine stations

Verdadeiras sensações no Sul da Ilha, o Viñeros Wine Bar expandiu as wine stations disponíveis para seus clientes no seu charmoso salão na alameda gastronômica do Multi Open Shopping.

Com duas novas wine stations, aumentou de 16 para 24 o número de opções simultâneas de rótulos onde é possível escolher doses de 50 ml, 75 ml ou 125 ml.

“Nossa adega chegou surpreendendo não só pela quantidade, mas pela diversidade da nacionalidade dos seus rótulos, são 14 países na nossa carta. E as wine stations dão a oportunidade desta viagem pelo mundo provando simultaneamente rótulos da Nova Zelândia, Israel, África do Sul e Peru, por exemplo.”, explica o sommelier Samuel Dias sobre o motivo do sucesso das wine stations do Viñeros.

As duas novas máquinas que servirão oito rótulos estão operando no mezanino do Viñeros, charmoso espaço reservado da casa onde também fica uma adega de vinhos especiais.

Lembrando que o Multi Open Shopping também está transmitindo os jogos da Copa em telão de led!

*****

Dia dela

A semana começa com festa também para a empresária Andreza Michelon, da Bontempo Florianópolis, que celebra mais um anos de vida hoje. Feliz aniversário, querida! Que a vitória do Brasil seja uma das suas alegrias no seu dia!

*****

Pelo Campeche

Fabiano Salomão, Juana Sirotsky, Júlia Sirotsky, Kiki Pederneiras e Cissa Ramos. Turma pé quente rumo ao hexa, que escolheu torcer pelo Brasil no Garden Family & Friends, no Campeche. O novo Point da galera bonita da cidade.

*****

Sintonia com a Nigéria

 

Saindo do assunto Copa do mundo, destaque para um projeto que tem o objetivo de mostrar a relação entre Florianópolis com a cidade de Ilê Ifé, na Nigéria, dois territórios afro diaspóricos, ou seja, cidades que evidenciam a cultura negra. Esse é o trabalho da escritora Iyá Leke, presidente do Instituto Odoiyá e presidente estadual do Afoxé Ómó Ifá de Santa Catarina, com o pesquisador Babalawo Sandro Ifatorera, estão realizando o Projeto Ilê Ifé.

 

Segundo Iyá Leke, a ideia surgiu após viagens realizadas pelos dois para a Nigéria. “A cidade de Ilê Ifé é o berço da humanidade e reconhecida mundialmente. Ela agrupa na sua tradição social, festividades que abrangem a economia, inovação e são divulgadas até hoje”, destaca.

 

E foi durante essas idas ao país africano que os pesquisadores identificaram muitos elementos em comum com a cultura afro-brasileira, principalmente, com o carnaval. “A música, a dança, o canto, a presença da percussão, ou seja, do toque do atabaque são alguns exemplos destes pontos em comum e que se assemelham muito com as nossas escolas de samba”, salienta Iyá Leke.

 

E por isso, o projeto prevê bem mais que um intercâmbio Florianópolis/Brasil e Ilê Ifé/Nigéria, ele quer mostrar que a cultura yorubá continua a desempenhar um papel importante no avanço da história do Brasil. De acordo com os pesquisadores, essa cultura está inserida na música, culinária, vestuário e manifestações culturais que compreendem diversos setores da economia, e o carnaval é a principal delas.

Festividade do aniversário do Pai do Ooni em Ile Ifé com a comitiva do Brasil

E-book interativo

Os pesquisadores vislumbram a publicação de um e-book interativo com linguagem acessível para disseminar os elementos culturais em comum entre o Festival Olojó na cidade de Ilê Ifé na Nigéria e as Escolas de Samba de Florianópolis.

“Através da integração digital, com o e-book interativo, queremos apresentar o desenvolvimento tecnológico deste patrimônio proposto pelo projeto Ilê Ifé em sintonia com os territórios afrodiaspóricos. Queremos difundir os saberes e fazeres vindos desta relação Brasil e o continente africano a fim de romper com o apagamento da cultura negra local e ampliar a economia cultural e criativa dos setores qualificados e sustentáveis de Florianópolis”, completam os pesquisadores.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede