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Brasil é o país com pior desempenho em identificar Fake News, diz estudo

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Weach Group, adtech de performance e publicidade programática, em parceria com a  Hibou, empresa de pesquisa e insights, levantaram uma pesquisa com mais de 2.400 brasileiros em março de 2024, para mostrar que 9 em cada 10 pessoas já se depararam com fake news enquanto liam notícias. A pesquisa descobriu como os brasileiros buscam identificar notícias falsas e o que aumenta a confiabilidade: 42% dos entrevistados consideram informações provenientes de sites de conteúdos especializados como mais verídicas. Além disso, a presença de especialistas é um indicador de confiabilidade para os brasileiros. A maioria deles (47%) verifica em outra fonte antes de compartilhar uma notícia, indicando um hábito de checagem na rotina do brasileiro.

59% dos leitores brasileiros querem clareza nas fontes e sugerem aos replicadores de informações, deixarem claro a fonte que originou o conteúdo. 51% gostariam de ter um validador consultável. Até erros de gramática já são indicadores que levaram suspeitas nos leitores brasileiros. 33% procuram erros como forma de suspeitar ou não de uma matéria e 54% procuram a mesma notícia em outros sites, como forma de atestar sua veracidade.

Infelizmente apesar de uma grande parcela da população brasileira distinguir sites duvidosos e notícias falsas de conteúdos idôneos, o Brasil acaba de figurar o último lugar no desempenho da capacidade de avaliação de fake news, segundo estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com mais de 40 mil pessoas, em 21 países.

“As Fake News podem ser parcialmente controladas pela imprensa, que possui processos de checagem, investigação e entrevistas com especialistas e a nossa pesquisa mostra que os veículos de notícias podem se valer de mais cuidados para garantir a confiança dos leitores, que estão cada vez mais atentos às Fake News, ainda que segundo a OCDE, ainda estejamos bem atrás globalmente”, diz Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group.

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