Portal Making Of

Brasileirão Série A continua dominando o futebol sul-americano

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Talvez a um nível que já não se assistia há várias décadas, a prova de que a Copa Libertadores está, constantemente, sendo marcada por finais brasileiras, prova de que o futebol brasileiro – em comparação com seus países vizinhos – está demonstrando um nível superior. Em ano de Copa do Mundo, será que tal está refletido na melhor gestão, maior nível de investimento e até talento do futebol nacional, em comparação com o futebol argentino, por exemplo?

De fato, está comprovado entre analistas e até em operadores de topo, como o site de apostas Bet365, que no início de cada temporada são os times brasileiros que são claramente favoritos para a conquista das principais competições internacionais. Com times como o São Paulo FC, Palmeiras ou Flamengo demonstrando maior capacidade financeira, será que esse é o principal motivo para que a hegemonia do futebol nacional esteja acontecendo a um grau tão notório?

Argentina não está respondendo com o mesmo nível de investimento 

Ora, se existia um país que conseguiu, muitas vezes, fazer frente ao futebol nacional em competições como Libertadores ou Copa Sul-Americana, esse país do futebol era a Argentina. Contudo, principalmente com problemas de desvalorização de sua moeda e outras crises, a realidade é que, pelo menos nesses últimos anos, times como o River Plate ou Boca Juniors estão longe de conseguirem se bater contra outros times do nível de Flamengo e Palmeiras. Muito por causa dessa diferença de orçamento, que está sendo apresentada.

Aliás, foram esses dois times brasileiros que conseguiram várias vitórias nas últimas edições da Copa Libertadores, sendo que, em muitas dessas edições, os times argentinos nem sequer conseguiram chegar longe nessa histórica competição. Tudo isso claramente comprova que, a nível de investimento, o Brasil está conseguindo dar mais condições aos seus jogadores, ao mesmo tempo que já consegue atrair talento um pouco por toda a região sul Americana.

Seleções também estão refletindo esse domínio nacional?

Nessa que foi uma das melhores campanhas de sempre de uma seleção sul americana para a qualificação de uma Copa do Mundo, o Brasil provou, para além de seus times, também em sua seleção está vários pontos na frente de seus mais diretos rivais. Ao ponto de ter passado essa fase de qualificação sem qualquer tipo de derrota, algo que promete ficar no livro dos recordes. Tudo isso com jogadores mais veteranos, como Thiago Silva, Casemiro e outros não se apresentando de forma regular.

Essa realidade até está fazendo com que muitos especialistas de futebol estejam chegando a conclusões sobre se, para além da capacidade financeira superior, também essas últimas gerações não acabaram tendo mais talento de que seus países vizinhos. Bastará analisar nomes como Raphinha, Antony, Vinícius Júnior, Rodrygo, Richarlison, entre muitos outros, para se compreender que, de fato, o Brasil está apresentando um nível de talento jovem que acaba sendo incomparável. Também por essa razão é que a seleção brasileira, nesse momento, se destaca como sendo a grande favorita para a Copa do Mundo 2022.

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais