Portal Making Of

Brasileiros estão consumindo mais energético dentro e fora de casa

Foto: Reprodução/Freepik

As bebidas energéticas experimentaram um importante avanço no consumo entre os brasileiros no último ano. Segundo novo levantamento da divisão Worldpanel da Kantar, empresa global de dados e insights, nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2024, a categoria conquistou 22 milhões de novos domicílios, atingindo 38% deles no Brasil.

Os dados mostram que o consumidor foi pouco impactado pelo aumento de preço, que foi da ordem de 3,8% na comparação com período anterior, e está cada vez mais disposto a levar um maior volume por viagem (+3,1% versus intervalo anterior). Todas as classes sociais impulsionaram essa tendência, com destaque para integrantes das classes AB com mais de 40 anos.

As latas com mais de 400 ml e garrafas pet de 1,5L a 2L desempenharam papel crucial e se tornaram ainda mais relevantes para o consumidor de energéticos, explicando o aumento de volume por viagem, que segue crescendo junto com a conquista de novos compradores, especialmente em hipermercados e atacarejos, nas regiões Sudeste e Norte + Nordeste.

Fora de casa o desempenho se repete, com a categoria angariando cerca de 9 milhões de novos compradores, numa média de compra de 2,6 vezes ao ano. Hoje, energéticos atingem 22% dos brasileiros fora do lar, com destaque para os das classes C/DE, de até 29 anos, que representam cerca de 40% dos consumidores OOH (out of home) da categoria, especialmente nos canais de impulso, ambulantes e hipermercados/supermercados. As regiões Grande RJ e metropolitanas do Sul são os que mais consomem, com maior frequência no período da tarde.

Os dados acima são do Painel de Consumo da divisão Worldpanel da Kantar, que reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares. O período pesquisado foram os últimos 12 meses terminados em setembro de 2024 na comparação com o mesmo intervalo anterior.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Itaú lança o movimento “Feito”

O Itaú Unibanco apresenta seu novo movimento institucional, “Feito”, que propõe uma quebra de paradigma para falar sobre dinheiro: com mais intimidade, leveza e protagonismo.

Leia mais

Itaú lança o movimento “Feito”

O Itaú Unibanco apresenta seu novo movimento institucional, “Feito”, que propõe uma quebra de paradigma para falar sobre dinheiro: com mais intimidade, leveza e protagonismo.