Portal Making Of

Buscas na internet por presente para o Dia dos Namorados apresentam tendência de queda

Foto: Reprodução/Freepik

A data mais romântica do ano está se aproximando para os brasileiros. Comemorado na próxima quarta-feira, 12 de junho, o nosso Dia dos Namorados é celebrado de maneira única desde 1949. Foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, quem decidiu mover a data para o meio do ano por motivos comerciais. Segundo ele, após o Carnaval e o Dia das Mães, havia uma lacuna significativa nas vendas até o Dia dos Pais, em agosto. Assim, a estratégia foi antecipar a celebração para o dia anterior ao de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas como está o desempenho da data atualmente? O interesse dos brasileiros continua realmente alto?

Para entender melhor o assunto, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, realizou um estudo sobre as pesquisas feitas pelos brasileiros na internet. Segundo o levantamento, entre maio e junho de 2023, foram realizadas 3,3 milhões de buscas pelo termo “Dia dos Namorados”, número que se manteve desde 2022. No entanto, as pesquisas por “presentes” para a data diminuíram. Em 2022, foram registradas 751 mil pesquisas nesses dois meses, enquanto, em 2023, esse número caiu para 411 mil, uma redução de 45,27% no interesse dos brasileiros.

Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil, explica que a queda nas buscas por ‘presentes’ pode indicar uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros: “A crescente popularidade das experiências em vez de bens materiais pode influenciar essa tendência. É fundamental que as empresas se adaptem a essas novas demandas, oferecendo opções que atendam ao desejo dos consumidores por experiências significativas e personalizadas. Nunca foi tão importante realmente conhecer seu público-alvo”.

Ainda segundo o estudo, entre os termos mais pesquisados pelos brasileiros em 2023, estão: “Feliz Dia dos Namorados”, com 562 mil buscas entre maio e junho, “Mensagem Dia dos Namorados” (456 mil), “Cesta Dia dos Namorados” (121 mil), “Texto Dia dos Namorados” (112.4 mil), “Frases para o Dia dos Namorados” (65.9 mil) e “Decoração Dia dos Namorados” (44.4 mil).

Para oferecer uma perspectiva sobre como as marcas podem capitalizar o clima do Dia dos Namorados em suas estratégias de SEO, Erich sugere que as empresas podem aproveitar a visibilidade dessa época do ano criando conteúdo relevante e atraente que ressoe com o público: “Isso inclui a criação de artigos, vídeos, infográficos e guias de presentes que abordem temas relacionados ao romance, amor e celebração. Além disso, é importante publicar conteúdo de qualidade que atenda a intenção de busca das pesquisas feitas pelo público. Mas tudo isso requer planejamento, e é bom já pensar nessas otimizações para a Black Friday e o Natal, por exemplo”.

 

Sobre o levantamento:

O estudo produzido pela Semrush foi feito a partir da Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave. Para realizar a análise, a empresa monitorou as pesquisas feitas na internet pela população nacional no último ano.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

NSC vai trocar comando do on-line

A NSC Comunicação demitiu nesta quarta-feira, 8, Fabricio Vitorino, gerente de conteúdo digital. Para seu lugar, vai nomear em breve um novo gerente. Também anunciou

Leia mais

Imitação, Brilho e futebol

1 – Avaí 1 x 1 Amazonas  Saiu perdendo, empatou no final do primeiro tempo. No meio do segundo teve um pênalti a seu favor

Caça aos cliques

Os portais de internet, dos pequenos aos grandes, se dedicam a técnicas para sensibilizar a busca no Google e impactar as métricas de audiência. São