Portal Making Of

Câmara de Blumenau cumpre decisão do TER/SC e cassa o mandato do presidente

Um dia para ficar na história do legislativo de Blumenau. A Câmara Municipal da cidade recebeu o comunicado do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e cumpriu o pedido de cassação do mandato do presidente Egídio Beckhauser (Republicanos).

A vice-presidente da Câmara, Silmara Miguel (PSD), presidiu a sessão dessa terça-feira, 6, e comunicou os demais vereadores a saída do presidente da casa e declarou o cargo vago até o próximo presidente, que foi escolhido no último dia 1º de dezembro, assuma o cargo, no início de 2023.

O ex-vereador Egídio Beckhauser foi punido com a perda do mandato porque o partido Republicanos de Blumenau usou duas candidaturas supostamente laranjas para alcançar a cota feminina nas eleições de 2020.

Com a condenação, os votos de todos os candidatos do partido daquela eleição foram anulados e Egídio, que foi eleito com 2733 votos, acabou tendo seu diploma de vereador cancelado.

Quem assumirá no seu lugar será o candidato do partido Novo, que moveu a ação, Diego Nasato que já esteve na Câmara de Vereadores de Blumenau por três meses quando o vereador Emmanuel Tuca dos Santos, também do Novo, se licenciou.

A vice-presidente Silmara Miguel (PSD), que presidiu a sessão, informou o recebimento do Ofício 088ZE nº 0079/2022, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, comunicando a cassação do diploma do vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), e despachou o ofício à Procuradoria Jurídica para providências.

Veja a resolução 3848/2022 que cassou o mandato de Egídio Beckhauser (Republicanos):

A vereadora Silmara Silva Miguel, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Blumenau, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 36, VIII c/c Art. 42, ambos do Regimento Interno, faz saber que a Mesa Diretora edita e ela promulga a seguinte Resolução:

Art. 1º Nos termos do Artigo 25, V e §3º, da Lei Orgânica Municipal, cumulado com o Art. 32, X, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Blumenau, fica declarada a perda do mandato do vereador Egídio da Rosa Beckhauser, nos termos da determinação expedida pelo Juiz Eleitoral Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, comunicada no Ofício 088ZE n. 0079/2022, da 88º Zona Eleitoral de Blumenau/SC.

Art. 2º Em razão da perda do mandato, declara-se o vago o Cargo de Presidente da Câmara Municipal, assumindo, interinamente, a Vice-Presidente, Vereadora Silmara Silva Miguel, nos termos do Art. 42 do Regimento Interno.

Art. 3º Esta Resolução da Mesa Diretora entra em vigor na data de sua publicação.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais