Spaten, cerveja com mais de seis séculos de existência, surgiu em Munique, na Alemanha, em 1397. Criada por Gabriel Sedlmayr (por isso as iniciais G.S. no brasão), é a primeira do estilo Munich Helles, a “clara de Munique”, que tem em sua composição: água, malte de cevada e lúpulo. Está presente desde a 1ª edição da Oktoberfest de Munique, em 1810. E essa parceria é tão grande, que a festa só começa depois que o primeiro barril de Spaten é aberto, tanto lá quanto aqui, na edição brasileira da festa, em Blumenau.
A cerveja oficial da Oktoberfest Blumenau vai trazer para seu camarote um conceito que reflete essa conexão genuína e cultural entre os dois países, nesta edição que celebra o aniversário de 40 anos da maior festa alemã das Américas e os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Inaugurado em 2022, o Camarote Spaten trouxe pela primeira vez shows nacionais e um ambiente que provocava a interação do público do local exclusivo com as atrações do pavilhão, em um terraço para ver e ser visto. Em seu segundo ano, trouxe a caneca que destrava experiências incríveis e personalizadas aos usuários, por meio de uma tecnologia inédita na festa. Este ano, o projeto do espaço, desenvolvido pela Agência Guru, tem o objetivo de materializar o tempo e a história, por meio de uma narrativa, do conceito e de experiências.
“Para esta terceira edição do Camarote Spaten, a gente mergulhou no vasto universo da marca, nas raízes profundas da sua história e na essência que a marca representa. Nos conectamos diretamente com sua rica cultura cervejeira, descobrimos uma jornada fascinante que transcende o tempo”, diz Rafael Almeida, COO da Agência Guru, que realizou uma visita técnica ao festival de Munique para buscar referências.
O conceito visual de Spaten busca inspiração na rica história do design alemão, que atravessou o tempo, da Idade Média até os dias atuais, assim como a cerveja, trazendo uma evolução desses princípios, com a finalidade de conferir uma estética única e marcante: o neomedieval, uma reinterpretação moderna de conceitos históricos e atemporais.
Na criação das texturas, o projeto traz materiais essenciais que fazem parte do cotidiano desde a era medieval, expressando as raízes de Spaten. São materiais que demonstram força, durabilidade, funcionalidade e qualidade de acabamento. “Escolhemos também uma mistura entre materiais clássicos e contemporâneos, do bruto ao polido, e texturas que remetem ao épico, às artes e aos reinados, para reforçar a característica premium do espaço”, conta Rafael. “Para representar a inovação da marca que criou seu próprio estilo de cerveja, nos inspiramos no iluminismo, arrematando a narrativa com uma estética inspirada na história, mas capaz de se manter sempre contemporânea”, completa.